Carregando...

Areias

Hotel Santana

  • Pague na acomodação
Reserve na Booking.com

Visão geral


Areias é uma pequena cidade do Circuito Turístico Vale Histórico e uma das primeiras do Brasil a cultivar o café, além disso, abrigou figuras ilustres da história de nosso país.

A hospitalidade de sua gente vem de longa data, pois Areias já serviu de pouso para Dom Pedro I durante a viagem na qual Proclamaria a Independência do Brasil.

Passado o ciclo cafeeiro, o maior trunfo de Areias foi saber preservar tudo que tinha de bom: suas construções, sua atmosfera amistosa e agradável de seu povo.

Em Areias, podemos encontrar belos atrativos turísticos naturais como: a Represa do Funil e a Serra da Bocaina onde está localizada geograficamente a Nascente do Rio Paraitinga, que é a principal Nascente do Rio Paraíba do Sul.

Sobretudo, na cidade podemos encontrar várias construções antigas preservadas, sendo algumas delas de grande valor histórico, como podemos destacar: Casa da Câmara, Casa da Cultura e Igreja Matriz Senhora SantAna e o hotel que em 1822, serviu de pouso para Dom Pedro I durante a viagem na qual iria proclamar a Independência do Brasil.

História

Até o século 18, a região era habitada pelos índios puris e botocudos, que passaram então a sofrer o assédio dos desbravadores de europeus.

À margem da antiga Estrada Imperial que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, Areias teve sua origem no século 18 a partir de um pouso de tropeiros que, dali, buscavam o porto de Mambucaba, no Rio de Janeiro.

Dentre seus primeiros moradores conhecidos, destacam-se o coronel Simeão da Cunha Gago, o sertanista Máximo Barbosa e o padre Felipe Teixeira.

Em 26 de janeiro de 1784, foi criada a freguesia de Areias, em terras do município de Lorena/SP.

Nascido com nome de Sant'ana da Paraíba Nova, o povoado tornou-se vila em 16 de novembro de 1816, com o nome de São Miguel de Areias, homenagem ao príncipe dom Miguel, filho de dom João VI.

Em 1822, Areias serviu de pouso para o então príncipe Dom Pedro na viagem na qual ele proclamaria a independência do Brasil.

Mas somente em 1857, que Areias passou à categoria de cidade, sendo comarca entre 1858 e 1937.

Areias foi o primeiro município a cultivar o café na região paulista do Vale do Paraíba.

Sua produção foi tamanha que, em meados do século 19, chegou a responder por um décimo do total da produção agrícola da província de São Paulo, tendo um grande destaque no mercado cafeeiro nacional.

Dessa época, datam as casas e sobrados de arquitetura típica da era de ouro do café.

Veja também: o que fazer em Areias

Casas inteiras em Areias

Encontre o lugar perfeito para ficar com um preço incrível, entre os 40 destinos da região.

Fazenda Sítio Velho em Areias

Fazenda Sítio Velho

Casa inteira

Hotéis em Areias

Encontre os melhores hotéis, com opções para todos os bolsos e exigências dos turistas que visitam a região.

Hotel Santana em Areias

Hotel Santana

Hotel

Pousadas em Areias

Encontre as melhores pousadas perto de você. Sao diversas opções de hospedagens para todos os tipos de viajantes e bolsos. Fique próximo aos locais ou cidades turísticas e aproveite a estadia.

Pousada Caminhos da Bocaina em Areias

Pousada Caminhos da Bocaina

Pousada
Pousada Dona Maria em Areias

Pousada Dona Maria

Pousada

Artesanatos em Areias

Pensando em você, que não perde uma oportunidade de fazer umas comprinhas durante as viagens, nós separamos as melhores lojas de artesanato e presentes da região.

Casa do Artesão em Areias

Casa do Artesão

Artesanato

Local guide

Explore Areias com um guia local

Atividades oferecidas por pessoas dispostas a mostrar as comunidades locais, lugares incomuns, muito além dos passeios tradicionais.


Ângela Vezzaro: guia local de Guaratinguetá/SP

Ângela Vezzaro

5,00 (3)

Guaratinguetá/SP

Reservar

Adriano Reis: guia local de Guaratinguetá/SP

Adriano Reis

Guaratinguetá/SP

Reservar

dellapena: guia local de Cachoeira Paulista/SP

dellapena

Cachoeira Paulista/SP

Reservar


Ver mais guias locais

Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão. E de graça!