Visão geral

Rodeada por montanhas que abrigam lindas cachoeiras e nascentes, a Estância Climática de Cunha é a cidade que conserva a maior reserva de Mata Atlântica em todo o Brasil, a qual está em duas áreas de proteção, o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Com 23 mil habitantes, Cunha já foi rota dos tropeiros que percorriam a Estrada Real, levando o ouro de Minas Gerais até o porto de Paraty e de lá para o Rio de Janeiro e Portugal. Hoje, sua economia está dividida entre a pecuária e as produções de pinhão, queijos, mel, cogumelos shitake, cordeiro e truta. A cerâmica de alta temperatura credencia a cidade como sendo um dos maiores polos da América Latina, em especial no que se refere à técnica de queima que usa os fornos noborigama. Outros ceramistas, que utilizam técnicas diferentes, também vieram para a cidade, atraídos pela sua importância e representatividade dentro do segmento cerâmico artístico e funcional.

Quem visitar Cunha pode fazer passeios de turismo rural ou de ecoturismo (trilhas) em uma representativa reserva de Mata Atlântica. Entre os destaques estão o Pico da Pedra da Macela (1.840 m de altitude, que em dias de céu limpo permite avistar o litoral, de Angra dos Reis a Paraty), o Parque Estadual da Serra do Mar (com suas várias trilhas) e as diversas cachoeiras. Também é possível conhecer fazendas de cultivo de cogumelo shitake e truta, apiários, queijarias e pesqueiros.

Para receber os turistas, Cunha conta com mais de 60 pousadas de variados níveis de acomodações e com diversificados restaurantes, que oferecem pratos com os ingredientes típicos da região, além da tradicional cozinha brasileira e internacional.

Festas religiosas

Festa do Divino, Semana Santa, Corpus Christi, Padroeira da cidade – Nossa Senhora da Conceição, 08 de dezembro

Festas regionais e culturais

Festival de Verão e Fuscunha, Carnaval de rua, cavalaria de São Benedito, Festa do pinhão, festival de inverno “Acordes na Serra”, festival gastronômico do Cordeiro Serrano, Expocunha, Festival de Cerâmica e Natal Luz

Riquezas naturais

Pico da Pedra da Macela, Cachoeiras, Parque Florestal (remanescente da mata atlântica), Trilhas (Caminho do Ouro – Estrada Real).

Como chegar em Cunha?

Informe seu local ou endereço para traçarmos uma rota até o destino.

Deixe seu comentário sobre "Cunha"