Visão geral

A origem do nome Taubaté está ligada à denominação de uma tribo de índios guaianás que habitava uma região nas proximidades onde hoje é parcialmente as ruas Capitão Geraldo, Coronel João Afonso, travessa São José e Largo do Chafariz, por nome TABA-YBATÉ, que significa aldeia (taba) elevada (ybaté).

Por volta de 1628, o bandeirante Jacques Fêlix recebeu da Condessa de Vimieiro, neta e herdeira de Martim Afonso de Souza, a missão de demarcar suas áreas.

Após isso, Taubaté é passada a condição de Vila em 5 de dezembro de 1645, e recebe o nome de São Francisco das Chagas de Taubaté, que é o padroeiro do município.

Tornou-se um centro irradiador de bandeirismo. Com o advento do ouro em Minas Gerais, instalou-se a Casa de Fundição de Ouro, onde hoje é a Praça Monsenhor Silva Barros, acelerando seu progresso no período colonial.

Participou do Ciclo do Café, na metade do século XVIII, e no século seguinte , em 1842, recebeu o título de cidade, sendo que por volta de 1900 foi a maior produtora de café do Vale do Paraíba.

Foi uma das primeiras a participar da Revolução Industrial, com a instalação da CTI (Companhia Taubaté Industrial), em 1891. O franco desenvolvimento do município rendeu-lhe por muito tempo, o título de Capital do Vale, por ser um dos municípios que desempenhou papel importante na evolução histórica e econômica da região e do país.

Hoje, Taubaté é a Capital Nacional da Literatura Infantil, por ter sido cenário que deu origem às obras de Monteiro Lobato. Foi aqui que o escritor nasceu e passou toda a sua infância.

ECONOMIA

A economia de Taubaté baseia-se em serviços, indústria e comércio. Na agricultura, o destaque é para culturas de arroz, milho, batata, feijão, cana para forragem e hortifrutigranjeiros, e pecuária, com destaque para gado leiteiro predominando as raças holandesa e gir.

Possui empresas como Volkswagen, Ford, LG, Alstom, Usiminas e Embraer (Centro de Distribuição), além de diversas prestadoras de serviço.

É considerada como o segundo maior polo industrial e comercial do Vale do Paraíba. Os estabelecimentos comerciais contabilizam 2.360, os de serviços 2.293 e a indústria 420, com crescimento gradativo ao longo do período de 1991 a 2009.

O Produto Interno Bruto e a renda per capita tiveram variação no período de 2003 a 2008, com incremento de seus valores, de R$ 3.772,11 milhões e R$ 12.787,93 milhões, respectivamente.

EDUCAÇÃO

Encontram-se instaladas no município diversas instituições de ensino superior, como UNITAU – Universidade de Taubaté; Faculdade Anhanguera de Taubaté (instituição do Grupo Anhanguera Educacional); Faculdade Dehoniana de Taubaté (instituição de ensino superior mantida pela congregação do Sagrado Coração de Jesus da Igreja Católica); ITES – Instituto Taubaté de Ensino Superior; Faculdade Senai; UNOPAR – Universidade Norte do Paraná; Uninter Universidade Internacional; Ulbra – Universidade Luterana do Brasil; FGV – Fundação Getulio Vargas (Centro de Pós-Graduação); ETEP Faculdades – Escola Técnica Everaldo Passos; e FACInter – Faculdade de Tecnologia Internacional.

É a terra natal do escritor Monteiro Lobato, recebendo o título de “Capital Nacional da Literatura Infantil” do Congresso e Senado Federal, e sancionado pela Presidência da República.

EXÉRCITO

A cidade abriga, desde 1988, o Comando de Aviação do Exército, que faz treinamento dos pilotos de aeronaves do Exército Brasileiro.

Como chegar em Taubaté?

Informe seu local ou endereço para traçarmos uma rota até o destino.

Onde comer em Taubaté?

Deixe seu comentário sobre "Taubaté"