Visão geral

Estância Turística de Tremembé: o nome faz referência às águas, aos rios e ao solo da região

Um dos marcos mais importante da cidade é a Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé. Em 1907, três anos após a chegada dos monges trapistas a Tremembé, foi criada a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Tremembé (desmembrada da Paróquia de São Francisco das Chagas de Taubaté) e a igreja do Bom Jesus. Elevada à Matriz Paroquial, recebeu também o título de Santuário Arquiepiscopal, concedido por Dom Duarte Leopoldo e Silva.

O Santuário do Bom Jesus recebeu o título de Basílica Menor, dado pelo Papa Paulo VI. O título expressa uma especial vinculação do templo com a Igreja de Roma, podendo usar as chaves pontifícias em seus emblemas.

O título Menor não se refere ao tamanho da igreja (apenas as quatro Basílicas Patriarcais Romanas são chamadas Basílicas maiores).

Um dos pontos turísticos da cidade é a Bica da Gloria. O seu território é marcado pela existência de áreas de várzeas onde são cultivadas grandes lavouras de arroz protegidas por leis ambientais que impossibilitam a sua ocupação de forma desordenada e urbana.

Os municípios limítrofes são Pindamonhangaba a norte e leste, Taubaté a sul, Monteiro Lobato a oeste e Santo Antônio do Pinhal a noroeste.

Como chegar em Tremembé?

Informe seu local ou endereço para traçarmos uma rota até o destino.

Deixe seu comentário sobre "Tremembé"