2 cidades da região estão entre os 10 destinos de férias mais procurados por brasileiros. Veja quais

2 cidades da região estão entre os 10 destinos de férias mais procurados por brasileiros. Veja quais

De norte a sul, do Oiapoque ao Chuí, o Brasil é desenhado com diversas cores – o amarelo das praias, o verde das florestas, o azul dos rios e o mix de cores presentes em culturas e paisagens. Tudo isso faz do país um dos mais diversos e incríveis do mundo.

Com tantas qualidades e dimensões continentais, não é de se espantar que o Brasil tenha um turismo local forte. Enquanto exploram seu próprio país, os brasileiros definem seus locais favoritos.

E se coçando de curiosidade, a equipe do Room5 analisou os dados do trivago e descobriu quais foram os 10 destinos mais procurados do Brasil em 2016 – os “queridinhos” do povo.

A curiosidade bateu? Vem com a gente!

10º – Campos do Jordão (SP)

Mês de maior procura: maio

Um dos destinos nacionais favoritos quando o assunto é amor, Campos do Jordão (SP) ocupa a 10ª posição da lista. Carinhosamente apelidada de “Suiça brasileira”, a cidade mais alta do Brasil (1.620m) é referência em termos de arquitetura, gastronomia e paisagens naturais.

Montanha Natureza Campos do Jordão Brasil São Paulo Romântico

O friozinho típico da Serra da Mantiqueira pode representar temperaturas abaixo de zero, o que torna o local perfeito para um ótimo fim de semana romântico com direito a fondue, vinhos e clima intimista.

Amantikir Campos do Jordão São Paulo Natureza Romãntico

Foto: Sergio Biagioni.

Quer dicas de quem já foi? O blog Vamos Fugir listou 5 passeios baratos em Campos do Jordão (SP).

9º – Porto de Galinhas (PE)

Mês de maior procura: janeiro

Da serra para a praia, chegamos ao nosso 9º lugar. Com águas cristalinas, morninhas e diversas piscinas naturais, Porto de Galinhas (PE) é daquelas que encantam até o mais crítico dos turistas.

Como não amar, por exemplo, um local onde a natureza trata de homenagear o Brasil com um mapa do país?

Porto de Galinhas Pernambuco Brasil Praia Piscinas Naturais

Muitas das praias de Porto de Galinhas (PE) não têm ondas, tornando o destino ideal para relaxar em família ou em casal. Porém, os mais radicais também se divertem, já que praias como a de Cupe e Maracaípe são cenários ideais para a prática de surf, kitesurf, caiaque, entre outros esportes.

Cavalo Marinho Pernambuco Porto de Galinhas Mergulho Praia Nordeste

Já está de malas prontas e quer sugestões de atrativos em Porto de Galinhas (PE)? A Alessandra, do blog Tirando Férias, deu dicas do que fazer, onde comer e onde ficar por lá.

8º – Natal (RN)

Meses de maior procura: novembro, dezembro e janeiro

Subindo mais um pouco e ainda no nordeste, chegamos ao nosso 8º lugar. Natal (RN), capital do Rio Grande do Norte, mistura paisagens urbanas com belas dunas e praias de águas deliciosas.

Natal Rio Grande do Norte Brasil Praia Nordeste

Foto: Mário Monte Filho (CC BY 2.0).

É lá que você pode fazer os famosos “esquibunda” e “aerobunda” ou visitar o maior cajueiro do mundo, em uma área de 8000m² – saiba tudo o que você precisa saber sobre Natal, por Guilherme Cipullo, do blog Gui por Aí.

Natal Rio Grande do Norte Brasil Côco Dunas Praia

Foto: Rosanetur (CC BY 2.0)

Oxente, que vida boa!

7º – Fortaleza (CE)

Meses de maior procura: novembro, dezembro e janeiro

A riqueza do nordeste brasileiro chama a atenção na nossa lista. Após os 9º e 8º lugares serem locais da região, chegamos à 7ª posição: Fortaleza (CE). Ainda na vibe verão e praia, a capital cearense tem em sua agardável orla e nos frutos do mar atrativos imperdíveis.

Fortaleza Ceará Brasil Praia Iracema Nordeste

E visando tornar a praia um ambiente completamente democrático e acessível a todos, a prefeitura da cidade destaca dois projetos bacanas:

Projeto Praia Acessível: banho de mar assistido com cadeiras anfíbias, esportes para pessoas com deficiência, banheiros adaptados, entre outros. Bela iniciativa! 

Projeto Por do Sol: concertos isntrumentais gratuitos em diferentes locais aos domingos, a partir das 17h. Música e por do sol, melhor impossível!

O Anchieta, editor do blog Andarilho, é natural de Fortaleza (CE) e nos contou 5 dicas alternativas para explorar a cidade.

Igreja Fortaleza Ceará Brasil Nordeste

6º – Florianópolis (SC)

Meses de maior procura: novembro e dezembro

Pegamos um avião e fomos direto ao sul do país para encontrar o nosso 6º lugar. Florianópolis (SC), ou “Floripa”, mistura o bom da vida praiana com o melhor do turismo ecológico.

Florianópolis Floripa Santa Catarina Brasil Praia Natureza

Foto: Leonardo Sousa.

Além das dicas que já demos no guia completo de Florianópolis, olha que novidades bacanas que o pessoal da prefeitura da cidade compartilhou conosco.

Rota da Inovação: um tour pelos centros de tecnologia, conhecimento e inovação de Floripa – Sapiens Parque, Design Lag UFSC, entre outros;

Mercado Público: histórico local, ótima pedida para degustar uma ostra gratinada, ao bafo ou in natura. Iguaria imperdível!

Caminho Nacional da Compostela: sim, Floripa é a primeira representante brasileira na famosa rota de peregrinação européia – são 21km de Canasvieiras à Praia dos Ingleses.

5º – Porto Seguro (BA)

Meses de maior procura: novembro e dezembro

Ah, Porto Seguro! O ponto onde tudo começou no Brasil, com a chegada dos portugueses. Arquitetura colonial, belas praias e uma natureza de tirar o fôlego chamam a atenção dos brasileiros e, por isso, o balneário ocupa o 5º lugar da lista.

Porto Seguro Bahia Brasil Praia Colonial Arquitetura Nordeste

Quer conhecer este destino, onde muitas celebridades passam as férias? O Thiago, do blog Vida de Turista, destacou 7 passeios imperdíveis em Porto Seguro.

Praia do Espelho Porto Seguro Bahia Brasil Nordeste

4º – Ubatuba (SP)

Meses de maior procura: dezembro e janeiro

Ubatuba (SP) é tão especial que a cidade conta com um modo de viver “ubatubense” – é até tema do anual Festival de Cultura Popular – Caiçarada. Não há justificativa melhor do que uma cultura tão forte para termos a localidade no 4º lugar.

Ubatuba São Paulo Ruínas Lagoinha Natureza

Foto: Roteiro BR Ubatuba.

Além da forte cultura local, praias, cachoeiras e trilhas fazem parte dos atrativos da cidade caiçara. Uma ótima opção para moradores de São Paulo que procuram destinos para o fim de semana.

Praia Ubatuba São Paulo Natureza Brasil

Foto: Roteiro BR Ubatuba.

3º – Gramado (RS)

Meses de maior procura: maio, junho e julho

Romantismo, flores, frio e um charme inigualável. Gramado (RS), o 3º lugar na lista, simplesmente impressiona o visitante – do espetacular Jardim das Hortênsias até a herança gastronômica e arquitetônica de culturas alemã, italiana e portuguesa.

Gramado Rio Grande do Sul Serra Gaúcha Brasil Romântico Natureza

Foto: Vinícius Piagetti.

Quando pensamos em Gramado (RS), pensamos em eventos. Além do famoso Natal Luz, a cidade também conta com o Festival de Cinema, a Festa da Colônia, o Festival de Gastronomia, a Páscoa em Granado e o Gramado In Concert. Não faltam opções para o ano inteiro!

Gramado Arquitetura Rio Grande do Sul Brasil Romântico

E se for no verão, veja dicas para conhecer a cidade de bicicleta.

2º – São Paulo (SP)

Mês de maior procura: novembro

Além de praias e florestas, o nosso país também é feito de incríveis metrópoles. É o caso de São Paulo (SP), nosso 2º lugar e talvez o grande melting pot do Brasil – todo o tipo de tribo é encontrada por lá.

Catedral Sé São Paulo SP Cidade Brasil Sudeste

Foto: André Stefano.

Quer entrar de cabeça na cidade e explorar o que a capital paulista tem de melhor? Dá uma olhada nos artigos do Room5 sobre lá. Enquanto isso, veja alguns fatos curiosos que o Visite São Paulo nos contou.

486km de ciclovias e ciclofaixas, constituindo a mais extensa malha cicloviária da América Latina;

Segundo o jornal inglês The Guardian, o Parque Ibirapuera é um dos 10 melhores do mundo;

Foi a primeira cidade a receber o selo Rainbow City, de amigável para a população LGBT;

150 bibliotecas, 184 casas noturnas, 410 hotéis e 115 áreas culturais.

São Paulo Parque Ibirapuera Natureza Brasil Sudeste SP

Foto: José Cordeiro.

1º – Rio de Janeiro (RJ)

Mês de maior procura: janeiro

O título de “Cidade Maravilhosa” não é para menos. O Rio de Janeiro (RJ) ocupa o 1º lugar da lista e foi o destino nacional mais procurado por brasileiros em 2016. Belas praias, cachoeiras e uma cultura voltada ao ar livre fazem parte dos grandes atrativos da capital carioca.

Rio de Janeiro Cristo Redentor Praias Sudeste RJ Baía Guanabara

Foto: Ricardo Zerrenner.

Além dos atrativos tradicionais (Cristo Redentor, etc), que tal conhecer outros locais incríveis do Rio de Janeiro? Veja este roteiro de 3 dias na cidade.

Rio de Janeiro Aterro do Flamengo RJ Sudeste Baía Guanabara

Foto: Ricardo Zerrenner.

Fonte: http://room5.trivago.com.br/melhores-destinos-ferias-brasil/

GOSTOU? ENTÃO COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

DEIXE SEU COMENTÁRIO