Bananal

Uma das cidades mais ricas do Ciclo do Café

Visão geral de Bananal

Bananal | Guia Vale do Paraíba Viagens

A cidade de Bananal, uma das cidades mais ricas do Ciclo do Café, é conhecida por ser muito aconchegante e de imensa hospitalidade aos seus turistas.

Seu patrimônio histórico do século XIX muito bem preservados, Bananal tem como os seus pontos turísticos, os casarões e fazendas históricas do ciclo do café, além disso, a Praça da Matriz, que reúne a Igreja do Senhor Bom Jesus do Livramento, um charmoso coreto e um chafariz europeu de ferro.

Na mesma praça estão o Solar da Matriz, o Sobrado Aguiar Vallim, e a Casa do Artesão, com produtos como o típico crochê de barbante de Bananal, próximo à antiga estação, com bela estrutura metálica importada da Bélgica.

Bananal era parada obrigatória dos tropeiros que circulavam na região e foi uma das cidades mais ricas do Ciclo do Café.

Existem duas versões para o nome da cidade, a primeira seria a corruptela de Banani, que significa "rio sinuoso" em tupi-guarani, a segunda versão teria referência no antigo Pouso do Bananal, no Caminho Novo do Rio de Janeiro, parada forçada das tropas de mercadoria com destino a São Paulo ou Rio de Janeiro com muitas bananeiras marcando o trecho.

Em seu interior, além das fazendas de café, a mata atlântica é muito bem preservada, em especial na conhecida Estação Ecológica do Bananal.

Aos fins de semana, os jipeiros são muito procurados para fazerem trilhas na Serra da Bocaina que levam até às regiões de São José do Barreiro (SP) e de Barra Mansa (RJ). Em alguns trechos da Serra da Bocaina existe criação de trutas.

Como chegar em Bananal?

Informe seu local ou endereço para traçarmos uma rota até o destino.

O que achou de Bananal? Deixe seu comentário...

Junte-se a mais de 20.000 pessoas em nossa lista VIP e também receba conteúdos exclusivos!

Junte-se a mais de 20.000 pessoas em nossa lista VIP e também receba conteúdos exclusivos!

Nós odiamos spam, por isso não iremos enviar emails indesejados