Carregando...

Ceramista Flavia Pircher é destaque na Feira da Cerâmica, em Cunha/SP

Festival da Cerâmica de Cunha recebe a Ceramista Flavia Pircher, que será destaque na Feira da Cerâmica, apresentando a palestra Da terra à arte: A jornada da argila nas mãos do ceramista será apresentada gratuitamente na Praça da Matriz

  • Publicado em
  • 0 comentário
  • 4 min. de leitura

Cunha

Pousada Aconchego da Bocaina

  • Cancelamento grátis
Reserve na Booking.com

Pensando em viajar para Cunha?

Encontre o seu hotel ideal pra ficar!

Booking.com

Ceramista Flavia Pircher é destaque na Feira da Cerâmica, em Cunha/SP

Um dos destaques na Feira da Cerâmica, que acontece durante o Festival da Cerâmica em Cunha (SP) nos dias do feriado prolongado de 12 de outubro, será a ceramista Flavia Pircher, falando sobre como a argila é a base do trabalho e a importância de dar a devida atenção ao material e entendê-lo em detalhes.

A artista, que vai levar peças exclusivas para venda, já expôs sua arte no Vaticano, Bienal de Buenos Aires, no Louvre, e recentemente no segundo Festival de Cerâmica de Menemen, na Turquia.

“Mais do que apresentar as técnicas, o que farei é um convite à reflexão, partindo dos seguintes questionamentos: Como é sua relação com a argila? Você a observa?”, aponta Flavia. “Claro, vou também compartilhar com o público vários insights sobre o meu trabalho e minha trajetória, como tudo que aprendi no Japão, as diferentes possibilidades de uso do material, como faço para aplicar o mínimo de esmalte possível. No fim das contas, é tudo uma questão apenas de argila”, completa.

A Feira da Cerâmica faz parte do Festival da Cerâmica de Cunha, que, de 23 de setembro a 29 de outubro de 2023, traz uma programação especial voltada tanto para quem faz, como para quem estuda ou, simplesmente, é apaixonado por cerâmica.

Neste ano, o Festival celebra 15 anos de história, valorizando a produção de arte local em suas diversas gerações de artistas, linguagens e técnicas, além de promover a interação e troca de conhecimento entre profissionais de diversas regiões do país e do exterior.

Durante a Feira da Cerâmica, de 12 a 15 de outubro, a Praça da Matriz se torna uma grande festa da cerâmica, com apresentações musicais, performances, competições, demonstrações de ceramistas ao vivo, entre muitas outras atividades.

A cidade de Cunha, interior de São Paulo, abriga hoje o maior pólo cerâmico de alta temperatura da América Latina. Em julho de 2022, recebeu do Governo Federal o título de Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura.

É reconhecida nacional e internacionalmente pela produção de cerâmica artística em fornos a lenha Noborigama, técnica introduzida por imigrantes desde 1975.

Serviço

  • Palestra “Da terra à arte: A jornada da argila nas mãos do ceramista”
  • Feira da Cerâmica - 12 de outubro
  • Horário: 14h
  • Local: Praça da Matriz- Cunha/SP
  • Evento Gratuito

Sobre Flavia Pircher

Ceramista há 16 anos, possui um ateliê há 15, em Vinhedo (SP). É graduada em Pedagogia e em Direito. Possui especialização em Artes Visuais e Midialogia pela UNICAMP.


Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.


Atualmente, faz mestrado em Artes Visuais na USP, integra o grupo de pesquisa sobre Impressão Gráfica em Cerâmica Contemporânea na UNA - Universidade de Buenos Aires.

Já participou de residências artísticas no Japão, Índia, Áustria, Alemanha e Taiwan. Também dá aulas de modelagem manual e de torno elétrico, além de possuir o canal Cerâmica em Casa no Youtube, no qual dá aulas online, bem como um perfil no Instagram no qual apresenta seus produtos, dicas de como fazer arte em cerâmica, técnicas, workshops, cursos e outros assuntos.

Mais informações no site.

Assessoria de imprensa: Mariana Paker (11) 99802-2864

Tags: festival da ceramica cunha 2023 eventos em cunha 2023 artesanato em ceramica cunha


Sobre o autor

Meu nome é Rogério Golob, sou criador do site Guia Vale do Paraíba. Sou apaixonado por natureza, fotografia e vídeos, e gosto de compartilhar minhas experiências e dicas dos lugares que visito. Minha missão com este projeto é inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares da região.


Comentários

Seja o primeiro a comentar...

Escreva seu comentário

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.


Onde ficar em Cunha

Encontre hospedagens com ótimas avaliações e para o seu tipo de viagem.


Camping Tangará em Cunha

Camping Tangará

Cunha, SP
5,00 (1)
Hotel Fazenda Alvorada em Cunha

Hotel Fazenda Alvorada

Cunha, SP
Hotel Fazenda São Francisco em Cunha

Hotel Fazenda São Francisco

Cunha, SP
Pousada Aconchego da Bocaina em Cunha

Pousada Aconchego da Bocaina

Cunha, SP

Ver mais hospedagens

Roteiros em destaque em Cunha

Descubra atividades oferecidas por agências e guias locais, que vão além daqueles passeios tradicionais.


Cunha: Picos e Cachoeiras
Natureza e ar livre
(0)

Cunha: Picos e Cachoeiras

Cunha/SP

Reservar

a partir de
R$198/pessoa

Local guide

Explore Cunha com um guia local

Atividades oferecidas por pessoas dispostas a mostrar as comunidades locais e lugares incomuns, muito além dos passeios tradicionais.


Guia Fátima Midões: guia local de Aparecida/SP

Guia Fátima Midões

5,00 (6)

Aparecida/SP

Reservar

Ângela Vezzaro: guia local de Guaratinguetá/SP

Ângela Vezzaro

5,00 (3)

Guaratinguetá/SP

Reservar

Adriano Reis: guia local de Guaratinguetá/SP

Adriano Reis

Guaratinguetá/SP

Reservar

Camila: guia local de Guaratinguetá/SP

Camila

Guaratinguetá/SP

Reservar


Ver mais guias

Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão. E de graça!