Carregando...

Mais detalhes

O Complexo Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí é a belíssima e impressionante formação rochosa localizada na Serra da Mantiqueira, composta pela Pedra do Bauzinho com 1.760m de altitude, a Pedra Ana Chata com 1.670m, e a própria Pedra do Baú com seus 1950m de altitude que encantam a todos que visitam a região, com suas belas paisagens do Vale do Paraíba, da charmosa Campos do Jordão e das montanhas de Minas Gerais.

A região é visitada por um grande número de turistas e também por escaladores profissionais e amadores entre os meses de maio e setembro, durante as estações do outono e inverno, quando o clima é mais estável. Nos períodos mais quentes do ano, as cachoeiras dos Amores e do Toldi, as mais conhecidas, se tornam o grande atrativo para os turistas.

Cachoeira dos Amores em São Bento do Sapucaí
Foto: http://vivaomundo.com.br/roteiro-sao-bento-do-sapucai-sp

O complexo rochoso formado pelo Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata é um convite para realizar saltos de paraglider, asa-delta, escaladas, caminhadas e mountain-bike e pode ser acessado pela face norte, vindo de São Bento do Sapucaí, ou face sul, caminho mais longo vindo de Campos do Jordão.

A Pedra do Baú abriga algumas das mais importantes rotas de escalada esportiva e também de longa duração (conhecidas como big walls) do país com paredes de até 400 metros e uma infinidade de vias.

Para alcançar o cume da Pedra do Baú é necessário fazer uma "escalaminhada" de cerca uma hora pela face norte da pedra.

Pedra do Baú
Foto: https://www.topensandoemviajar.com/2017/11/12/o-que-fazer-em-sao-bento-do-sapucai

A trilha é bem marcada mas no final o visitante encara a famosa escada metálica instalada na pedra, com cerca de 600 degraus feitos de grampos cravados na rocha, bem verticais, exigindo disposição e muita coragem.

Se você não se sente seguro, recomenda-se levar um guia que conheça o caminho e ofereça equipamentos de apoio para a escalada.

Os primeiros a desbravarem a Pedra do Baú foram os irmãos João e Antônio Teixeira de Sousa, conhecidos por irmãos Cortez, em 1940. Dois anos depois, o empresário Luís Dumont Vilares patrocinou a construção das "escadinhas" de ferro que foram as duas primeiras vias de acesso conhecidas, uma na face sul e outra na face norte.

Mais tarde, o mesmo empresário idealizou e construiu o primeiro abrigo de montanha do Brasil na Pedra do Baú. O abrigo não mais existe por consequência de vandalismo.

Já o Bauzinho, é acessível por qualquer pessoa. Uma pequena caminhada de 10 minutos, sem muito esforço, a partir do estacionamento é a melhor opção pra quem busca um passeio mais tranquilo em meio à natureza.

Do Bauzinho é possível avistar a Pedra do Baú, apontada bem de frente, com seu grande paredão rochoso e o Vale do Paraíba. Uma belíssima vista.

Por último a Ana Chata, que é uma ótima trilha para família e para ser conquistada por crianças, por ser de fácil acesso. Pode-se iniciar a trilha no estacionamento Chico Bento ou no Bauzinho e leva cerca de 1h20 de caminhada até chegar a uma escada, então passa-se por uma gruta para, em seguida, alcançar o topo. Do alto tem-se uma vista parecida com a da Pedra do Baú.

Pedra Ana Chata - Complexo Pedra do Baú São Bento do Sapucaí
Vista da subida para a pedra Ana Chata em São Bento do Sapucaí

Se você prefere uma atividade mais radical, recomendamos desbravar todo o complexo da Pedra do Baú, iniciando pelo Bauzinho, subindo a Pedra do Baú pelas escadas metálicas da face Sul, descendo pelas escadas da face Norte, e finalizando na Ana Chata. O tempo estimado para percorrer essa trilha é de 8h, portanto é preciso chegar bem cedo ao local.

Para chegar ao complexo Pedra do Baú, você vai percorrer, a partir do centro de São Bento do Sapucaí, cerca de 21km pela Estrada da Campista, sendo apenas 10 Km asfaltados.

  1. A partir do centro turístico da cidade, siga as placas a partir do Obelisco de Jaguaribe.
  2. Faça um contorno à esquerda, em frente ao Supermercado Roma,e depois siga em direção à Fábrica de Chocolates Araucária.
  3. Passe pela ponte localizada próximo ao Estádio Municipal e siga a rua à esquerda, que já é a Estrada da Campista.
  4. Estrada da Campista há placas que indicam o caminho que leva até a Pedra do Baú.


Horário de funcionamento

Sempre aberto


Idiomas falados

  • Português

Nenhum depoimento para mostrar...

Lugares próximos para se hospedar

Encontre acomodações com ótimas avaliações para ter uma viagem confortável.


Pousada do Quilombo em São Bento do Sapucaí

Pousada do Quilombo

São Bento do Sapucaí, SP

Lugares próximos para comer

Lugares imperdíveis para comer, beber e vivenciar boas experiências.


Dona Mariquinha Café e Empório em São Bento do Sapucaí

Dona Mariquinha Café e Empório

São Bento do Sapucaí, SP

Perguntas frequentes sobre Complexo Pedra do Baú

Quais idiomas são falados em Complexo Pedra do Baú?

Os principais idiomas falados em Complexo Pedra do Baú são:
  • Português

Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão. E de graça!