Carregando...

8 passeios obrigatórios para fazer em Cunha

Com paisagens deslumbrantes, culinária boa e atrações culturais super interessantes, passar um final de semana ou feriado em Cunha é uma ótima ideia para recarregar as baterias e desestressar.

  • Publicado em
  • 2 comentários
  • 11 min. de leitura

Cunha

Recanto Roça Grande

  • Cancelamento grátis
Reserve na Booking.com

Pensando em viajar para Cunha?

Encontre o seu hotel ideal pra ficar!

Booking.com

8 passeios obrigatórios para fazer em Cunha

Com colinas e montanhas formando a paisagem bucólica e charmosa de Cunha, é difícil não se apaixonar pela atmosfera tranquilo desse destino.

Além do clima super aconchegante de montanha, culinária boa e atrações culturais super interessantes, Cunha é também o lugar perfeito para quem curte passeios na natureza! Com diversas trilhas, cachoeiras e muita mata preservada, passar um final de semana ou feriado na cidade é uma ótima ideia para recarregar as baterias e desestressar.

Aqui, listei 8 passeios obrigatórios em Cunha para você aproveitar ao máximo essa joia rara do interior paulista!

1. O Lavandário

O Lavandário - Cunha/SPO Lavandário - Cunha/SP

O Lavandário é um dos atrativos mais visitados e encantadores de Cunha. Trata-se de um imenso campo coberto por lavandas, parecido com aqueles já muito famosos da região de Provence, na França, que forma um verdadeiro mar roxo de puro charme, romantismo e essências.

O Lavandário fica florido durante o ano inteiro e conta com ainda mais do que apenas a contemplação do campo – é possível também aprender sobre o cultivo e preservação das plantas e ainda visitar uma casa provençal e sua loja, onde você pode comprar diversos produtos e ainda experimentar chás ou sorvetes de lavanda com direito a uma belíssima vista do vale.

Para acessar o Lavandário deve-se pagar uma taxa por pessoa. Idosos pagam meia entrada e crianças até 12 anos são isentas. Consulte aqui

O Lavandário funciona de sexta a domingo e feriados, a partir das 10h até o pôr do sol. A entrada é permitida até às 16h30. 

2. Pedra da Macela

Vista da Baía de Angra dos Reis - Pedra da Macela - Cunha/SPVista da Baía de Angra dos Reis - Pedra da Macela - Cunha/SP

Para uma das vistas mais privilegiadas e espetaculares da região, a trilha que leva ao topo desta montanha é um passeio simplesmente imperdível. Basta caminhar apenas cinco quilômetros (ida e volta) por estrada asfaltada para alcançar o cume da Pedra da Macela, a 1.840 metros de altitude, e se deslumbrar com uma paisagem de 360º que se estende desde a Ilha Grande e as baías de Angra dos Reis até Paraty.

3. Parque Estadual da Serra do Mar

Trilha do Rio ParaibunaTrilha do Rio Paraibuna - Parque Estadual da Serra do Mar

Com uma extensão impressionante de mais de 330 mil hectares que percorre o litoral leste a sul (desde o estado do Rio de Janeiro até São Paulo, abrangendo 25 municípios no total), o Parque da Serra do Mar se trata da maior porção contínua de Mata Atlântica preservada em todo o Brasil, abrigando até mesmo mais espécies por hectare do que a própria Amazônia.

Por lá, você pode tanto fazer trilhas em meio a inúmeras paisagens naturais de tirar o fôlego, como também aprender mais sobre o riquíssimo ecossistema do local, que inclui cachoeiras, rios, matas de araucária e muito mais.

Diversos rios cortam o Núcleo Cunha, entre eles o Rio Bonito, Rio Ipiranguinha e o Rio Paraibuna, que formam algumas das cachoeiras do parque e que podem ser acessadas por trilhas.

São quatro trilhas oferecidas aos visitantes, a Trilha do Rio Paraibuna (1,7 Km), Trilha do Rio Bonito (7,6 Km), Trilha das Arapongas (12,4 Km) e a Trilha das Cachoeiras (14,4 Km).

Pra realizar agendamento acesse o site da Fundação Florestal.

4. Ateliês de cerâmica

Atelier Suenaga e Jardineiro - Cunha/SPAtelier Suenaga e Jardineiro

Para quem gosta de arte e passeios tranquilos e encantadores, o Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro - um dos mais antigos e famosos de Cunha - é uma atração simplesmente imperdível. Nele você verá em primeira mão como são feitas as mais lindas artes de cerâmica com toda a técnica e tradição japonesa graças aos fornos “Noborigama”, trazidos diretamente do Japão em 1975, e que fizeram de Cunha um verdadeiro polo nacional de arte cerâmica.

Outro local que não pode deixar de visitar é a Casa do Artesão, o primeiro atelier colaborativo da cidade, considerado umas das principais referências de artesanato em Cunha. Aqui encontra-se peças de cerâmica, decoração, trabalhos em tecidos, alimentos e muito mais, tudo feito artesanalmente e por artesões locais.

Casa do Artesão - Cunha/SPCasa do Artesão - Cunha/SP

Difícil visitar sem querer comprar algum dos produtos a venda, o custo beneficio é excelente. Fica próximo ao lago da cidade que têm um ótimo espaço pra caminhar e apreciar a vista.

A Casa do Artesão abre todos os dias das 9h às 17h.

Confira mais opções de ateliês de cerâmica em Cunha, acesse a lista no site da Prefeitura de Cunha.

5. Tour cervejeiro

A Cervejaria Caminho do Ouro é uma das primeiras paradas pra visitar na Estrada Paraty-Cunha vindo do centro de Cunha. Fica localizada em um casarão todo reformado com vista paras as montanhas e privilegiada para o pôr do sol.

Cervejaria Caminho do Ouro - Cunha/SPCervejaria Caminho do Ouro - Cunha/SP

Além do salão em estilo rústico, oferece mesas ar ar libre para degustar as cervejas e chopps de produção artesanal feita no seu atêlie por mestres cervejeiros.

A régua de degustação é uma ótima forma de conhecer os diferentes tipos de cervejas da casa. Mas mesmo que cerveja não seja sua bebida favorita, ainda vale a pena conhecer, no cardápio não falta opções de drinks e porções bem servidas pra provar. No espaço do deck é permitido entrar e se acomodar com pets.

A Cervejaria Caminho do Ouro funciona todos os dias das 11h às 18h.

Outra cervejaria famosa na cidade é Wolkenburg que, além de seu nome, a tradição e a bebida são também puramente alemãs – nesta cervejaria, criada por um alemão, as cervejas são produzidas de acordo com a “Reinheitsgebot” (que traduz para Lei da Pureza da Cerveja), que foi elaborada para controlar a qualidade da bebida e, por isso, só pode ser fabricada com os únicos ingredientes de água, malte de cevada e lúpulo.

Vista do Deck da Cervejaria Wolkenburg - Cunha/SPVista do Deck da Cervejaria Wolkenburg - Cunha/SP

A Cervejaria Wolkenburg é a única que produz cerveja artesanal em Cunha, e mesmo pra quem não aprecie a bebida vale visitar, o cenário é cheio de verde e fica estrategicamente localizada no caminho para a Pedra da Macela, sendo muito frequentada por aqueles que voltam da trilha.

A cervejaria Wolkenburg abre aos sábados, das 11 às 17h, e aos domingo, das 11h às 16h.

6. Tour pelo centro histórico

Fazendo um passeio bem tranquilo, cultural e gastronômico pelo centro histórico de Cunha você vai se deparar com diversos casarões antigos onde funcionam restaurantes, lojas e órgãos públicos.

Mercado Municipal de Cunha/SPMercado Municipal de Cunha

O Mercado Municipal de Cunha é ideal para conhecer e experimentar as delícias típicas da cidade e ainda comprar diversos tipos de produtos, desde pães, frutas e verduras, doces, mel, pinhão, bebidas e queijos artesanais até artes de cerâmica, ferramentas rurais, calçados de couro etc. Além disso, o Mercado ainda carrega importância histórica, uma vez que seu prédio, em estilo colonial, é um dos mais antigos da cidade, tendo sido inaugurado em 1913 sobre as ruínas de uma capela.

Na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição é onde acontece os principais festivais e eventos de Cunha, como a festa do Pinhão, o festival de inverno Acordes na Serra e o festival de verão Cunha Fest. 

Igreja Matriz de CunhaIgreja Matriz Nossa Senhora da Conceição


Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.


A igreja matriz é o principal monumento histórico de Cunha, construída em 1731, e apresenta arquitetura barroca, tombada pela Patrimônio Histórico e Cultural.

7. Tour pelas cachoeiras

Para se refrescar nos dias quentes ou apenas para admirar a bela paisagem, vale a pena visitar as cachoeiras do Pimenta e a do Desterro. O acesso é fácil e possível chegar de carro.

Cachoeira do Pimenta - Cunha/SPCachoeira do Pimenta

A Cachoeira do Pimenta não é só a cachoeira mais bela de Cunha, mas também uma das mais bonitas do interior de São Paulo, sendo muito visitada por turistas nos feriados e finais de semana. É formada por várias quedas, que podem ser vistas desde a estrada de acesso, e, no topo da cachoeira, elas se encontram na barragem (que pertencia a uma antiga usina hidrelétrica) e desaguam para criar um profundo poço natural, perfeito para mergulhos refrescantes.

Para chegar ao poço, você pode tanto fazer o percurso de carro pela estrada e ir diretamente à base da cachoeira ou, então, deixar o carro lá em cima na estrada e descer a pé por uma trilha bem curta e simples para poder ver as quedas de cima.

Cachoeira do Desterro - Cunha/SPCachoeira do Desterro

A Cachoeira do Desterro também é muito linda e fica na mesma estrada para a Cachoreira do Pimenta, ou seja, dá pra visitar as duas no mesmo dia. Ela fica em uma propriedade particular, são 300 metros de caminhada tranquila, mas não possui nenhuma estrutura turística.

As outras opções de cachoeiras em Cunha ficam dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, mas precisam percorrer trilhas mais longas.

8. Parada para um cafezinho

A Fazenda Aracatu é uma mistura de empório, café, sorveteria e antiquário, têm um clima de casa de vó, que te faz não querer ir embora, por isso reserve tempo no seu roteiro.

Lojinha da Fazenda Aracatu - Cunha/SPLojinha da Fazenda Aracatu - Cunha/SP

Entre os produtos a venda na Fazenda Aracatu a maioria é feito com leite da própria fazenda e de produtores locais, entre eles queijos, embutidos, doces, geleias, shitake e pães.

Os sorvetes artesanais produzido no local são uns dos itens mais procurados, junto com o bolo de pinhão que é servido no café.

A Fazenda Aracatu abre de segunda a quinta das 9h às 17h e sexta a domingo das 9h às 18h.

Área externa do Moara Café - Cunha/SPMuita natureza e aconchego no Moara Café

Outro cantinho bastante charmoso em Cunha é O Moara Café. O local também mistura de café, empório e loja, priorizando produtos artesanais e orgânicos, com uma decoração cheia de personalidade, misturando itens retrô e modernos.

O Moara Café funciona de segunda a domingo das 09h às 18h.

E aí, gostou das dicas? Espero que sim! Deixe seu comentário logo abaixo e nos conte o que achou das dicas, da cidade, dos atrativos, etc. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Será um prazer poder te ajudar. Grande abraço! 

Tags: o que fazer em cunha o que fazer em cunha sp lugares para conhecer em cunha sp eventos em cunha sp pontos turisticos em cunha lavandario cunha contemplario cunha pedra da macela cunha cachoeira do pimenta cunha cachoeira do desterro cunha sp


Sobre o autor

Meu nome é Rogério Golob, sou criador do site Guia Vale do Paraíba. Sou apaixonado por natureza, fotografia e vídeos, e gosto de compartilhar minhas experiências e dicas dos lugares que visito. Minha missão com este projeto é inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares da região.


2 comentários

Foto do perfil de Rubens de Camargo Vianna Filho Rubens de Camargo Vianna Filhocomentou em Abril de 2023

Excelente. Ótimas dicas.


Responder

Foto do perfil de Rogério Rogériocomentou em Abril de 2023

Obrigado, Rubens!

Escreva seu comentário

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.


Onde ficar em Cunha

Encontre hospedagens com ótimas avaliações e para o seu tipo de viagem.


Camping Tangará em Cunha

Camping Tangará

Cunha, SP
5,00 (1)
Hotel Fazenda Alvorada em Cunha

Hotel Fazenda Alvorada

Cunha, SP
Hotel Fazenda São Francisco em Cunha

Hotel Fazenda São Francisco

Cunha, SP
Pousada Aconchego da Bocaina em Cunha

Pousada Aconchego da Bocaina

Cunha, SP

Ver mais hospedagens

Roteiros em destaque em Cunha

Descubra atividades oferecidas por agências e guias locais, que vão além daqueles passeios tradicionais.


Cunha: Picos e Cachoeiras
Natureza e ar livre
(0)

Cunha: Picos e Cachoeiras

Cunha/SP

Reservar

a partir de
R$198/pessoa

Local guide

Explore Cunha com um guia local

Atividades oferecidas por pessoas dispostas a mostrar as comunidades locais e lugares incomuns, muito além dos passeios tradicionais.


Guia Fátima Midões: guia local de Aparecida/SP

Guia Fátima Midões

5,00 (6)

Aparecida/SP

Reservar

Ângela Vezzaro: guia local de Guaratinguetá/SP

Ângela Vezzaro

5,00 (3)

Guaratinguetá/SP

Reservar

Adriano Reis: guia local de Guaratinguetá/SP

Adriano Reis

Guaratinguetá/SP

Reservar

Camila: guia local de Guaratinguetá/SP

Camila

Guaratinguetá/SP

Reservar


Ver mais guias

Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão. E de graça!