Carregando...

Mais detalhes

Com cerca de 30 metros de altura, a Cachoeira das Posses é, sem dúvida, uma das mais belas do Parque Nacional da Serra da Bocaina e por ser um pouco mais afastada da portaria do parque, não recebe muitos visitantes.

Cachoeira das Posses possui dois poços d'água: um menor, que é ideal para o banho, e outro maior, que é cheio de rochas. No entanto, é neste poço que fica a queda principal da cachoeira e não é possível nadar. Mas suas águas geladas e cristalinas são uma ótima opção para esticar as pernas e aproveitar os dias de calor.

Veja também: Como chegar na Cachoeira Santo Isidro

O acesso à Cachoeira das Posses se dá pela mesma trilha do Caminho de Mambucada (Trilha do Ouro), percorrendo-se cerca de 7Km (14Km ida e volta) a partir da portaria do parque, até chegar na bifurcação à esquerda que dá acesso à cachoeira.

Você vai encontrar ali duas casas em ruínas e duas áreas de camping, usadas pela galera que faz a trilha do ouro. Passando essa casa você vai ver uma placa indicando o caminho a direita, só seguir a pequena trilha que logo começa a descer até a base da cachoeira. A partir da bifurcação, são mais 700 metros até a base da cachoeira.

Uma dica é prestar atenção nas araucárias gigantes, quando você começar a ver várias delas na trilha, estará próximo do acesso à cachoeira.

Chegando na base, basta seguir o caminho nas pedras e andar pelo poço bem raso. A queda d'água da Cachoeira das Posses é bem forte e impressionante, e as pedras muito escorregadias, não dá para chegar debaixo dela, mas dá para se apoiar nas pedras próximas e fazer belas fotos.

A caminhada moderada de cerca de 4h, em meio à exuberante mata atlântica, vale muito o esforço e pode ser feita sem a contratação de guias, pois a trilha é bem sinalizada.

Esteja preparado psicologicamente e fisicamente para respirar muito ar puro, ouvir os sons da natureza e sentir aquela sensação de paz e satisfação de ter chegado num lugar que poucos chegaram!

Recomendamos a contratação de guias locais para que você vivencie uma experiência completa, com explicações sobre a fauna, flora e até mesmo com a contratação de transporte até a entrada do parque, se precisar.

Para quem vai apenas fazer um bate e volta até cachoeira não é necessária autorização prévia, porém, o horário de visitação se restringe das 6h às 16h (ou até as 17h no horário de verão). Qualquer duvida entre em contato com o PNSB pelo telefone (12) 3117-2143.

Você precisa agendar sua visita ao parque, pois há restrição no número de visitantes diários.

Veja também: Como chegar na Cachoeira do Veado

Como chegar no Parque Nacional da Serra da Bocaina?

A portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina fica localizada a 26 km do centro da cidade de São José do Barreiro, que está a 200 km do Rio de Janeiro, 278 km de São Paulo e 520 km de Belo Horizonte

Quem vem do Rio de Janeiro, deve seguir pela rodovia Presidente Dutra até Barra Mansa, entrando na RJ-157 em direção a Bananal, e dali seguindo até São José do Barreiro.

Atenção: Em Bananal existe uma placa indicando “Serra da Bocaina”. Ignore essa placa, pois ela conduz a uma região da serra sem entrada oficial para o Parque.

Pra quem vem de São Paulo, segue-se pela rodovia Presidente Dutra até Queluz, onde você vai pegar o caminho para Areias e São José do Barreiro.

A partir de Belo Horizonte, siga pela BR-381, pegue a saída para Campanha/MG, BR-267, e siga até Caxambu/MG. A partir daí pegue a BR-354 até a rodovia Presidente Dutra, em São Paulo. Já na Dutra, você deve seguir sentido Rio de Janeiro, até a cidade de Queluz. Em Queluz segue-se em direção a Areias, e dali para São José do Barreiro.

# Dica do guia #

Chegue bem cedo no parque, de preferência assim que ele abrir. E quando estiver indo ou voltando da Cachoeira das Posses, dê uma passada também na Cachoeira Santo Isidro, ela fica a apenas 1,5 km da portaria do parque.

Visite o site

• Esportes ao ar livre
  • Estacionamento gratuito
  • Segurança

Nenhum depoimento para mostrar...

Lugares próximos para se hospedar

Encontre acomodações com ótimas avaliações para ter uma viagem confortável.

Fazenda da Barra em São José do Barreiro

Pousada Fazenda São Benedito

Ver mais hospedagens

Lugares próximos para comer

Lugares imperdíveis para comer, beber e vivenciar boas experiências.

Mavic Cafeteria em São José do Barreiro

Mavic Cafeteria

Rancho Restaurante em São José do Barreiro

Rancho Restaurante

Perguntas frequentes sobre Cachoeira das Posses

Faça uma pergunta

Cachoeira das Posses oferece quais comodidades e facilidades?

Entre as comodidades e facilidades disponíveis em Cachoeira das Posses, estão:
  • Esportes ao ar livre
  • Estacionamento gratuito
  • Segurança

Quais idiomas são falados em Cachoeira das Posses?

Os principais idiomas falados em Cachoeira das Posses são:
  • Português

Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão. E de graça!