Carregando...

3 simples passos para contratar um guia de turismo e garantir uma viagem mais tranquila

Viaje tranquilo seguindo esses 3 simples passos para contratar um guia de turismo e quais os principais pontos a levar em consideração antes de contratar o profissional que vai te acompanhar em sua viagem.

  • Publicado em
  • 2 comentários
  • 9 min. de leitura

Guaratinguetá

Hotel Fazenda Sete Lagos

  • Cancelamento grátis
Reserve na Booking.com

3 simples passos para contratar um guia de turismo e garantir uma viagem mais tranquila

Antes de mais nada, você sabe o que faz um guia de turismo?

O guia de turismo é o profissional capacitado e responsável por acompanhar e orientar grupos de pessoas que estão viajando, seja em excursões, viagens internacionais ou qualquer outro tipo de viagem.


Crédito: Divulgação

Ainda vale lembrar que a profissão de guia de turismo é regulamentada pela Lei 8.623/93 e obriga que o profissional, no exercício da profissão, seja qualificado e registrado no CADASTUR do Ministério do Turismo.

Esses profissionais não apenas são os responsáveis por ajudar na montagem do roteiro e organizar as atividades de acordo com o perfil do grupo, mas também garantir que você viaje com segurança, conforto e conheça os principais pontos turísticos que o destino oferece.

Sobretudo, geralmente, são pessoas muito bem humorados e no decorrer da viagem irão, de forma muita criativa, contar as histórias e lendas de cada atração turística visitada.

Guia de turismo Crédito: Divulgação

Mas como faço para contratar um guia de turismo para o meu passeio?

Aqui, vamos dar 3 dicas simples que vão te ajudar nesse processo. Vamos lá!?

1. Escolha o guia de acordo com o tipo da sua viagem.

A profissão de guia de turismo pode ser classificada de quatro formas as quais definem como e onde o guia pode atuar. Por isso, você deve estar atento no momento da contratação do guia para evitar complicações com uma possível fiscalização durante a sua viagem.

Conheça as 4 formas de atuação de um guia de turismo, segundo critérios definidos pelo Ministério do Turismo:

  1. Guia de Turismo Regional
    É o profissional que atua em itinerários ou roteiros locais ou intermunicipais do estado no qual foi registrado. Ele não pode atuar em outro estado, pois estará cometendo crime de exercício ilegal da profissão.
    Então, se a sua excursão vai precisar atravessar fronteiras estaduais, esqueça o guia regional.
    O guia regional também é conhecido como guia local por, geralmente, conhecer melhor o destino da viagem.
  2. Guia de Turismo Nacional
    É o profissional que atua durante todo o percurso da excursão de âmbito nacional ou na América do Sul, adotando, em nome da agência de turismo responsável pelo roteiro, todas as atribuições de natureza técnica e administrativa necessárias à execução da viagem.
  3. Guia de Turismo Internacional
    O Guia Internacional atua como o guia de excursão nacional, mas para outros países do mundo.
  4. Guia de Turismo Especializado em Atrativos Naturais
    Também conhecido como guia ecológico e pode atuar somente no estado onde foi registrado. Sobretudo, é o guia especializado em algum atrativo natural específico de determinada região.

Além dessas 4 categorias de guias de turismo definidas pelo Ministério do Turismo, os guias ainda podem ser separados em Guia de Turismo Receptivo e Guia de Turismo Emissivo. Tá, mas qual a diferença entre eles?

Os guias emissivos são os profissionais que acompanham as excursões, partindo da sua cidade de origem até a cidade de destino da viagem, ou seja, eles não são guias locais no destino. Tecnicamente, a cidade que consta no registro do CADASTUR dele é diferente do destino da viagem.

Já os guias receptivos são os profissionais que nós chamamos de guias locais, ou seja, geralmente, são residentes no destino da viagem, eles conhecem os melhores lugares e podem oferecer as melhores experiências aos turistas. Tecnicamente, a cidade que consta no registro do CADASTUR dele é o próprio destino da viagem.

Legalmente, vale ressaltar que o guia emissivo não é impedido de atuar como "guia local" mas, do ponto de vista ético e, melhor ainda, visando a excelência na experiência do turista, é altamente recomendado que se faça a contratação de um guia local para acompanhar o grupo de turistas e tornar a viagem muito mais segura e prazerosa.

Uma prática que vem sendo adotada em muitos destinos turísticos no Brasil é a "obrigatoriedade" da contratação de guias locais. Não que você seja obrigado a isso, mas o fato é que essa iniciativa tem como interlocutores, os próprios empresários do trade turístico, que viram uma forma de profissionalizar o turismo, barrar o turismo pirata e melhorar a oferta dos seus produtos turísticos.

Exemplos disso ocorrem em Bonito/MG, Chapada dos Veadeiros/GO, etc, onde você só consegue fazer determinados tipos de passeios se estiver acompanhado de um guia local, caso contrário, você não terá acesso ao atrativo turístico.

Essa é uma prática que nós também apoiamos pois, assim, toda a cadeia turística ganha, o destino ganha, os profissionais são valorizados, os atrativos turísticos podem ser melhor preservados e toda a sociedade se beneficia com isso.


2. Onde encontro um guia de turismo para minha viagem?

De maneira geral, os guias de turismo trabalham como autônomos associados a alguma associação de guias da região onde atuam.

Sobretudo, nesses casos, os valores cobrados pelos profissionais são tabelados e a contratação do guia de turismo é feita diretamente na sede da associação.

Mas também existem os guias que trabalham com agências de turismo receptivas. Nesse caso, geralmente, você vai encontrar também roteiros prontos sendo vendidos pela agência e que já incluem o guia local nos serviços.

Verifique se no destino da sua viagem existem associações de guias locais ou agências de turismo receptivo. Além disso, você também pode pesquisar por guias de turismo no site do Ministério do Turismo.

CONTRATE UM GUIA DE TURISMO

Aqui, nós facilitamos e oferecemos mais segurança pra você nessa etapa de contratação do guia de turismo.

Nossos guias locais são certificados e verificados por nós em um rigoroso processo de cadastro e você pode contatá-los diretamente com segurança.


Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.


Contratar guia de turismo

Importante lembrar que o guia de turismo trabalha nos dias que você estará passeando (fins de semana e feriados), e que ele vai fazer o impossível para tornar sua viagem a mais agradável possível.

Valorize o trabalho dele e se você gostar do serviço oferecido por este profissional, você pode recompensá-lo com uma boa gorjeta; Eles também amam receber gorjetas!

3. O que você deve considerar ao contratar um guia de turismo?

O primeiro passo é verificar se a pessoa que se diz guia de turismo está devidamente registrada no CADASTUR e isso você faz com uma simples consulta no site do Ministério do Turismo.

Mas de maneira mais geral, falando de características pessoais e profissionais, os bons guias de turismo são os que:

  1. Possuem carisma, empatia, atenção e afetividade com as pessoas do grupo (Procure ler avaliações de quem já contratou o guia para algum passeio, geralmente as pessoas falam como o guia se relaciona com o grupo);
  2. Possuem bom conhecimento técnico, histórico e cultural dos atrativos turísticos (Também é imprescindível se informar sobre a experiência do guia com outros viajantes que o contrataram);
  3. Indicam atividades de acordo com o perfil do grupo (crianças, famílias, idosos, pessoas com deficiência, etc);
  4. Prezam para que todos do grupo estejam em segurança o tempo todo;
  5. Recomendam os melhores restaurantes e hospedagens, de acordo com o perfil do cliente, independentemente se outros estabelecimentos pagam comissões melhores para ele;
  6. Exercem uma boa liderança sobre o grupo de turistas, sobretudo, são comprometidos com os horários das atividades agendadas.

Complementando a lista acima, fique ligado com alguns "guias de turismo" contratados durante a compra de passeios turísticos.

Em geral, esses "guias de turismo" podem indicar paradas em restaurantes, parques e outros estabelecimentos comerciais que não são os melhores para o grupo, apenas para eles ganharem comissões maiores desses lugares.

Se você é guia de turismo ou está pensando em ser, vai um recado: não tenha esse tipo de atitude com seus clientes!

Você não destrói só a sua reputação, mas também de toda uma classe de profissionais, e ainda corre o risco das pessoas do grupo perceberem essa atitude ainda durante a viagem.

Para você, turista, vale a dica para ficar sempre atento ao contratar um pacote de viagem com o guia. Verifique se realmente a programação indicada é dos principais pontos turísticos para se conhecer e se divertir.

Pra finalizar, espero que tenha gostado dessas dicas e caso precise de ajuda ou sugestões entre em contato conosco.

Tenha uma viagem espetacular!!!

Tags: como contratar um guia de turismo guia de turismo ou guia turistico diferenca guia de turismo e guia turistico guia turismo x guia turistico guia de turismo campos do jordao guia de turismo ubatuba guia de turismo em aparecida sp guia turistico campos do jordao


Sobre o autor

Meu nome é Rogério Golob, sou criador do site Guia Vale do Paraíba. Sou apaixonado por natureza, fotografia e vídeos, e gosto de compartilhar minhas experiências e dicas dos lugares que visito. Minha missão com este projeto é inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares da região.


2 comentários

Foto do perfil de Ivo gimenes Ivo gimenescomentou em Março de 2022

Preciso de um guia em Maceió


Responder

Foto do perfil de Rogério Rogériocomentou em Abril de 2023

Recomendo procurar por alguma associação de guias da cidade, por ser uma cidade turística, com certeza você vai encontrar.

Escreva seu comentário

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.


Onde ficar na região

Encontre hospedagens com ótimas avaliações e para o seu tipo de viagem.


Ibis São José dos Campos Dutra em São José dos Campos

Ibis São José dos Campos Dutra

São José dos Campos, SP
Ibis Taubate em Taubaté

Ibis Taubate

Taubaté, SP
Novotel São José dos Campos em São José dos Campos

Novotel São José dos Campos

São José dos Campos, SP
Camping Tangará em Cunha

Camping Tangará

Cunha, SP
5,00 (1)

Ver mais hospedagens

Onde comer na região

Lugares imperdíveis para comer, beber e vivenciar ótimas experiências gastronômicas.


Mozzarello Restaurante e Pizzaria em Ilhabela

Mozzarello Restaurante e Pizzaria

Ilhabela, SP
Urbano Burger Hamburgueria em Lorena

Urbano Burger Hamburgueria

Lorena, SP

Ver mais restaurantes

Roteiros em destaque no Vale

Descubra atividades oferecidas por agências e guias locais, que vão além daqueles passeios tradicionais.


Acampamento Pico dos Marins
Natureza e ar livre
(0)

Acampamento Pico dos Marins

Piquete/SP

Reservar

a partir de
R$497/pessoa

Caminho das Montanhas e Cachoeiras
Passeios
(0)

Caminho das Montanhas e Cachoeiras

São José do Barreiro/SP

Reservar

a partir de
R$350/pessoa

Camping Selvagem no Pico dos Marins
Natureza e ar livre
(0)

Camping Selvagem no Pico dos Marins

Piquete/SP

Reservar

a partir de
R$540/pessoa

Centro Histórico de Bananal
Arte e cultura
(0)

Centro Histórico de Bananal

Bananal/SP

Reservar

a partir de
R$100/pessoa


Ver mais experiências

Local guide

Explore com um guia local

Atividades oferecidas por pessoas dispostas a mostrar as comunidades locais e lugares incomuns, muito além dos passeios tradicionais.


Guia Fátima Midões: guia local de Aparecida/SP

Guia Fátima Midões

5,00 (6)

Aparecida/SP

Reservar

Ângela Vezzaro: guia local de Guaratinguetá/SP

Ângela Vezzaro

5,00 (3)

Guaratinguetá/SP

Reservar

Patricia Correia: guia local de Guaratinguetá/SP

Patricia Correia

5,00 (2)

Guaratinguetá/SP

Reservar

Adriano Reis: guia local de Guaratinguetá/SP

Adriano Reis

Guaratinguetá/SP

Reservar


Ver mais guias

Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão. E de graça!