10 lugares incríveis para conhecer em São José dos Campos

10 lugares incríveis para conhecer em São José dos Campos

São José dos Campos é uma cidade que une cultura, tradição, tecnologia e belas paisagens, o que a torna um ótimo lugar para você viajar e conhecer no Vale do Paraíba. 

A cidade é o mais importante polo aeronáutico e aeroespacial da América Latina e concentra institutos federais de pesquisa científica, empresas de tecnologia de ponta, prédios de arquitetura arrojada, universidades, faculdades e centros de formação de mão de obra qualificada. Por outro lado, a zona rural concentra quase 70% do território do município, boa parte em áreas de proteção ambiental.

Então, pra você conhecer um pouco da cidade de São José dos Campos, preparamos esse pequeno guia com os 10 lugares incríveis que todo viajante precisa conhecer. Vamos lá?

1 - Parque da Cidade

Parque da Cidade Roberto Burle MarxO Parque Municipal Roberto Burle Marx, conhecido como Parque da Cidade, ocupa atualmente uma área de 960.160,17m², área esta que foi parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parayba, possuindo obras arquitetônicas assinadas pelo Arquiteto Rino Levi (residência de Olivo Gomes, a usina de leite e galpão gaivotas) e o tratamento paisagístico de Roberto Burle Marx (incluindo os painéis existentes na residência), formando um dos mais importantes trabalhos da arquitetura moderna brasileira, dando ao Parque da Cidade reconhecimento internacional.

Está localizado entre a Av. Olivo Gomes, as margens do Rio Paraíba e a Estrada de Ferro Central do Brasil, possuindo uma extensa área verde, lago, ilha artificial destinados ao lazer contemplativo fazendo com que as pessoas se sintam próximas à natureza através das trilhas que cortam o parque, propiciando caminhadas agradáveis, onde pode-se observar alguns animais típicos da região tais como capivaras, garças, macacos e tucanos.

Possui, ainda pista para caminhada e locais destinados a eventos, como shows de música, teatro e dança, ao lado do museu do Folclore administrado pela Fundação Cassiano Ricardo.

Horário de Funcionamento

Todos os dias, das 6h às 18h

Endereço

Rua Olivo Gomes, 100 - Santana | Tel: (12) 3921.9382

 

2 - Parque Vicentina Aranha

Parque Vicentina AranhaO Parque Vicentina Aranha está localizado na cidade de São José dos Campos, é patrimônio histórico da cidade tombado pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Ocupa uma área de 84.500 m², com 80% de área verde e pistas de caminhada, além de pavilhões projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo, representando um espaço fundamental de preservação ambiental e história da cidade.

Hoje, o Parque recebe cerca de 70 mil visitantes por mês em busca de qualidade vida. Atividades culturais, ambientais e físicas também são oferecidas gratuitamente ao público em uma extensa agenda de programação que traz atrações musicais, cinema, teatro, arte, história e muito mais.

Horário de Funcionamento

Todos os dias, das 5h às 22h

Endereço

Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302 Vila Adyanna | Tel: (12) 3911.7090

 

3 - Parque Santos Dumont

Parque Santos DumontO Parque Santos Dumont, inaugurado em 23 de outubro de 1971, esta localizado na região central da cidade, ocupando uma área de 46.500,00 m2.

Exibe belíssima área verde e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques com churrasqueiras, pista de skate e playground. Para o lazer contemplativo, possui ainda jardim japonês e um lago de criação de peixes e aves, permitindo o atendimento a todas as faixas de usuários.

Em homenagem ao pai da aviação Alberto Santos Dumont e buscando consolidar a identidade assumida pela cidade em função do seu extenso parque aeronáutico, o Parque Santos Dumont abriga exemplares aeronáuticos como a réplica do avião 14 BIS, o protótipo do avião Bandeirante e maquetes de foguetes da família Sonda. Está em fase de construção a réplica da residência de Alberto Santos Dumont.

Horário de Funcionamento

Todos os dias, das 4h às 22h para caminhada e para as demais atividades das 7h às 16h45.

Endereço

Rua Engenheiro Prudente Meirelles de Moraes, 1000 - Vila AdyAna | Tel: (12) 3921.7066

 

4 - Memorial Aeroespacial Brasileiro - MAB

Memorial Aeroespacial Brasileiro - MABAo longo das últimas décadas, o DCTA conquistou o reconhecimento da comunidade científica brasileira e internacional, sendo considerado atualmente um dos mais importantes centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial na América Latina e em todo o mundo. Para contar essa história e o nível que alcança a indústria aeroespacial no País, o DCTA construiu o Memorial Aeroespacial Brasileiro – MAB.

O MAB pretende ser uma referência do pólo tecnológico que se tornou São José dos Campos e região, a partir da criação do DCTA. 

O acervo do Memorial está distribuído nos ambientes: Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.

Vale a pena fazer uma visita no museu para conhecer o seu acervo.

Horário de Funcionamento

  • Segunda-feira não abre para visitação.
  • De terça-feira a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
  • Sexta-feira das 8h às 17h.
  • Sábado, domingo e feriado das 9h às 17h (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e Semana Santa).

Visitas monitoradas somente mediante agendamento através de telefone e e-mail. Entrada franca e estacionamento gratuito.

Endereço

Avenida Brigadeiro Faria Lima, S/N - Ao lado do Aeroporto de São José dos Campos | Tel: (12) 3947.7844

 

5 - Museu de Arte Sacra

Museu de Arte SacraInstalado na Capela Nossa Senhora Aparecida e inaugurado em 2007, o Museu de Arte Sacra de São José dos Campos possui um acervo composto por imagens, paramentos, objetos litúrgicos, oratórios, livros religiosos, bandeiras de procissão, entre várias outras peças datadas do século XVIII ao XX e confeccionadas por artistas do Vale do Paraíba e região.

Horário de Funcionamento

  • Segunda-feira a sexta-feira das 8h30 às 17h.
  • Sábado das 8h às 12h.

Endereço

Travessa Chico Luiz 67 – Centro

 

6 - Parque Natural Municipal Augusto Ruschi

Parque Natural Municipal Augusto RuschiO Parque Natural Municipal Augusto Ruschi é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral de São José dos Campos, criada em 17 de setembro de 2010 pela Lei Municipal nº8.195, na área do antigo Horto Florestal, localizado no bairro Santa Cruz da Boa Vista, na zona norte.

O Parque faz parte da APA Federal Mananciais do Rio Paraíba do Sul e representa um dos principais fragmentos florestais do município, com 2 milhões de metros quadrados de mata atlântica preservada onde vivem diversas espécies de animais silvestres entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios, tais como lobo-guará, sagui-da-serra-escuro, jaguatirica, onça-parda, lontra, veado mateiro, serpentes e gavião-pega-macaco, esta última ameaçada de extinção.

As trilhas do Parque Natural apresentam a riqueza da sua flora nativa, com exemplares de cedro-rosa, copaíba, palmeiras diversas, xaxim, canela, goiabeira, ingá-do-mato, taquara, embaúva, virola, capororoca, angico, entre outras.

O Parque Natural Augusto Ruschi também abriga uma importante parte da história do município. Sua principal trilha leva a antiga caixa d’água que funcionava como reservatório de captação e distribuição de água para São José dos Campos.

Horário de Funcionamento

  • Agendamento de visita monitorada (12) 3909-4512

Endereço

Estrada Municipal Antônio Ferreira da Silva, 1000 (antiga Estrada do Costinha) - Santa Cruz da Boa Vista - Zona Norte

 

7 - Antiga Câmara Municipal - Museu Municipal

Antiga Câmara Municipal - Museu MunicipalO preservado edifício que hoje abriga o Museu Municipal foi originalmente concebido por Maurício Herro para abrigar a Câmara Municipal. A obra foi executada sob a direção de Abraão Leite e concluída em 1926. Porém, primeiramente, ele abrigou uma escola pública entre o fim da década de 1920 até 1970.

O Museu conta com a exposição de longa duração de obras do acervo público, objetos da coleção de artes visuais, coleção da Tecelagem Parahyba e a coleção de cerâmicas Weiss.

A maior parte do acervo do Museu Municipal compõe-se de objetos que se acumularam e foram adquiridos em decorrência de ações promovidas pelo próprio Poder Público, tais como a organização de salões e mostras de artes visuais e a realização de investigações atendendo às necessidades postas pelos processos de preservação junto ao COMPHAC.

Outros conjuntos de objetos formaram-se por meio de ações de coleta desenvolvidas por pesquisadores vinculados à própria Fundação Cultural Cassiano Ricardo, principalmente nas áreas da cultura popular e da arte sacra. E, por fim, conjuntos menores de objetos foram recebidos por meio de doações.

Horário de Funcionamento

  • Terça-feira a sexta-feira das 9h às 19h
  • Sábado das 9h às 15h

Endereço

Praça Afonso Pena, 29 - Centro

 

8 - Museu do Folclore

Museu do FolcloreO Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço cultural da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) que funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), mediante convênio firmado entre as partes.

A visita à exposição permanente, brinquedoteca e biblioteca do Museu do Folclore de São José dos Campos é gratuita e pode ser feita de forma espontânea (individual ou em grupos) e agendada (grupos especiais, alunos, terceira idade e outros).

No atendimento, os educadores do museu utilizam o conceito de mediação, que visa estabelecer uma relação entre a percepção imediata que o visitante tem da exposição e suas referências pessoais, traços culturais e experiências de vida.

O agendamento pode ser feito pelo telefone 3924-7318 ou pessoalmente, na secretaria do museu.

Horário de Funcionamento

EXPOSIÇÃO PERMANENTE

  • Terça-feira a sexta-feira e feriado das 9h às 17h (visitas espontâneas e agendadas)
  • Sábado e domingos das 14h às 17h (visitas espontâneas)

BIBLIOTECA E BRINQUEDOTECA

  • Segunda-feira a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 12h30 às 17h (visitas espontâneas e agendadas)
  • Sábado e domingos fechado

Endereço

Dentro do Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Parque da Cidade) - Bairro Santana

 

9 - Parque Alberto Simões

Parque Alberto SimõesO Parque Alberto Simões oferece à população espaço de convivência, lazer e prática desportiva.

Instalado em área remanescente da antiga Fazenda Boa Vista, o local tem equipamentos para a prática de esportes radicais (três torres de tirolesa, paredão de escalada e estrutura para arborismo), pista para skate e BMX street, além de circuito para caminhada e playground para crianças. A unidade conta também com uma academia ao ar livre para adultos, com 10 aparelhos, e outra destinada às crianças.

O Parque Alberto Simões tem a vigilância da Guarda Civil Municipal e promove atividades esportivas.

Horário de Funcionamento

  • Terça-feira a domingo das 6h às 20h
  • Sábado, domingo e feriado das 10h às 17h

Os espaços para a prática da tirolesa, arborismo e escalada funcionam somente nos finais de semana e feriados.

Atenção! Antes de utilizar os aparelhos, é necessário preencher uma ficha e pegar senha, que pode ter a distribuição encerrada devido ao tempo de fila.

Endereço

Avenida Pico das Agulhas Negras, 112 - Altos de Santana

 

10 - Mirante do Banhado

Mirante do BanhadoConsiderado o principal cartão postal de São José dos Campos, sua extensa área verde de beleza singular e um grande atrativo ao pôr-do-sol.

A região do Banhado extende-se por toda a Avenida Anchieta e tem, do lado direito, bares, restaurantes, etc, e à esquerda, o visual todo do banhado, área mais baixa que pode ser avistada de qualquer lugar da avenida e que ao longe possui ainda a beleza das montanhas. Ao amanhecer, contempla-se o nascer do sol como um encantamento, e ao final de tarde, o por-do-sol de beleza igual!

O Mirante foi construído como um deque de madeira, localizado quase na metade da avenida, onde ciclistas, pedestres e apreciadores podem parar e observar toda a área. Não é tão grande, mas noivos tiram fotos por alí, e à noite os jovens praticamente ocupam toda a avenida, incluindo o mirante. A visita é mais bonita à tarde, 17h30 é quando o sol começa a descer!

O nome Banhado deve-se aos antigos moradores de São José dos Campos, nos períodos de cheias do Rio Paraíba do Sul, principalmente durante o verão, o local ficava completamente inundado, ou seja, “banhado” de água, e era chamado de “mar joseense”.

Endereço

Avenida Anchieta - Centro

 

E aí, gostou de conhecer um pouquinho dos principais pontos turísticos de São José dos Campos? Agora é só arrumar um tempinho e ir visitar, pessoalmente, cada um deles.

Se você gostou, compartilhe este post nas redes sociais e ajude-nos a levar o Vale do Paraíba a todas as pessoas. Incentive o turismo na sua região!

Até mais. 

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Pinterest

Leia também...

Prainha do Félix: conheça este lugar encantador em Ubatuba/SP

Prainha do Félix: conheça este lugar encantador em Ubatuba/SP

O que fazer? | comentários

Prainha do Félix é uma pitoresca praia no Litoral de Ubatuba. Suas areias finas e claras, se estendem ao longo de pouco mais de 30m, o que a torna uma das menores praias

[ Continue lendo ]
Temporada de Inverno de Cunha 2017, Acordes na Serra! Veja as novidades!

Temporada de Inverno de Cunha 2017, Acordes na Serra! Veja as novidades!

O que fazer? | comentários

A temporada de inverno da Estância Climática de Cunha/SP 2017 começa no dia 1º de julho. O 24º Acordes na Serra, trará muitas novidades e um repertório musical.

[ Continue lendo ]

Deixe seu comentário