Carregando...

O que fazer em São José dos Campos: 10 lugares incríveis para conhecer + uma dica bônus sensacional!

Se liga nessas 10 dicas de lugares incríveis para conhecer em São José dos Campos. Uma cidade repleta de cultura, tradição, tecnologia e belas paisagens, o que torna um excelente destino para você viajar no interior de São Paulo. Ah, e tem uma dica bônus no final. Confira!

  • Publicado em
  • 11 comentários
  • 17 min. de leitura

São José dos Campos

Pousada Teto do Cafundó

  • Cancelamento grátis
Reserve na Booking.com

Pensando em viajar para São José dos Campos?

Encontre o seu hotel ideal pra ficar!

Booking.com

O que fazer em São José dos Campos: 10 lugares incríveis para conhecer + uma dica bônus sensacional!

Se você está procurando o que fazer em São José dos Campos, então vou te mostrar 10 lugares incríveis para conhecer nessa incrível cidade do Vale do Paraíba, interior paulista. 

São José dos Campos é uma cidade que reúne várias culturas, tradições, tecnologia e negócios, além de belíssimas paisagens. Isso a torna um ótimo destino pra você viajar e conhecer no interior de São Paulo.

Com cerca de 700 mil habitantes, São José dos Campos é o quinto município mais populoso do interior de São Paulo e está localizada a cerca de 100 km da capital, sendo cortada pela principal rodovia do país, a rodovia Presidente Dutra, um trecho da BR-101 que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. 

Localizada no leste paulista, a cidade é considerada a capital do Vale do Paraíba, região estratégica para a economia do estado.

São José dos Campos também figura com frequência nos rankings das cidades brasileiras que oferecem maior qualidade de vida à população.

A verdade é que não falta o que fazer em São José dos Campos: são museus e centros históricos como o Memorial Aeroespacial Brasileiro e parques espetaculares que oferecem uma série de opções de lazer e diversão como o Parque Santos Dumont.

Além disso, a cidade tem uma vida noturna repleta de casas, bares e danceterias. Sobretudo, se você procura o que fazer em São José do Campos à noite, opções não faltarão.

E para os apaixonados, há uma variedade de lugares românticos onde o amor pode ser celebrado a qualquer hora.

O que fazer em São José dos Campos: conheça os principais pontos turísticos


1 - Parque da Cidade Roberto Burle Marx

Parque da Cidade - São José dos Campos

O Parque Municipal Roberto Burle Marx, conhecido como Parque da Cidade, ocupa atualmente uma área de 960.160,17m², área esta que foi parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parayba, possuindo obras arquitetônicas assinadas pelo Arquiteto Rino Levi (residência de Olivo Gomes, a usina de leite e galpão gaivotas) e o tratamento paisagístico de Roberto Burle Marx (incluindo os painéis existentes na residência), formando um dos mais importantes trabalhos da arquitetura moderna brasileira, dando ao Parque da Cidade reconhecimento internacional.

Está localizado entre a Av. Olivo Gomes, as margens do Rio Paraíba e a Estrada de Ferro Central do Brasil, possuindo uma extensa área verde, lago, ilha artificial destinados ao lazer contemplativo fazendo, sobretudo, com que as pessoas se sintam próximas à natureza através das trilhas que cortam o parque, propiciando caminhadas agradáveis, onde pode-se observar alguns animais típicos da região tais como capivaras, garças, macacos e tucanos.

Possui, ainda pista para caminhada e locais destinados a eventos, como shows de música, teatro e dança, ao lado do museu do Folclore administrado pela Fundação Cassiano Ricardo.

Horário de Funcionamento

Todos os dias, das 6h às 18h

Endereço

Rua Olivo Gomes, 100 - Santana | Tel: (12) 3921.9382 


2 - Parque Vicentina Aranha

Parque Vicentina Aranha - São José dos Campos

O Parque Vicentina Aranha está localizado na cidade de São José dos Campos, é patrimônio histórico da cidade tombado pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Ocupa uma área de 84.500 m², com 80% de área verde e pistas de caminhada, além de pavilhões projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo, representando um espaço fundamental de preservação ambiental e história da cidade.

Hoje, o Parque recebe cerca de 70 mil visitantes por mês em busca de qualidade vida.

Atividades culturais, ambientais e físicas também são oferecidas gratuitamente ao público em uma extensa agenda de programação que traz atrações musicais, cinema, teatro, arte, história e muito mais.

Horário de Funcionamento

Todos os dias, das 5h às 22h

Endereço

Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302 Vila Adyanna | Tel: (12) 3911.7090


3 - Parque Santos Dumont

Parque Santos Dumont -São José dos Campos

O Parque Santos Dumont, inaugurado em 23 de outubro de 1971, esta localizado na região central da cidade, ocupando uma área de 46.500,00 m2.

Exibe belíssima área verde e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques com churrasqueiras, pista de skate e playground.

Para o lazer contemplativo, possui ainda jardim japonês e um lago de criação de peixes e aves, permitindo o atendimento a todas as faixas de usuários.

Em homenagem ao pai da aviação Alberto Santos Dumont e buscando consolidar a identidade assumida pela cidade em função do seu extenso parque aeronáutico, o Parque Santos Dumont abriga exemplares aeronáuticos como a réplica do avião 14 BIS, o protótipo do avião Bandeirante e maquetes de foguetes da família Sonda.

Está em fase de construção a réplica da residência de Alberto Santos Dumont.

Horário de Funcionamento

Todos os dias, das 4h às 22h para caminhada e para as demais atividades das 7h às 16h45.

Endereço

Rua Engenheiro Prudente Meirelles de Moraes, 1000 - Vila AdyAna | Tel: (12) 3921.7066


4 - Memorial Aeroespacial Brasileiro - MAB

Memorial Aeroespacial Brasileiro - MAB

Ao longo das últimas décadas, o DCTA conquistou o reconhecimento da comunidade científica brasileira e internacional, sendo considerado atualmente um dos mais importantes centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial na América Latina e em todo o mundo.

Para contar essa história e o nível que alcança a indústria aeroespacial no País, o DCTA construiu o Memorial Aeroespacial Brasileiro – MAB.

O MAB pretende ser uma referência do pólo tecnológico que se tornou São José dos Campos e região, a partir da criação do DCTA. 

O acervo do Memorial está distribuído nos ambientes: Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.

Vale a pena fazer uma visita no museu para conhecer o seu acervo.

Horário de Funcionamento

  • Segunda-feira não abre para visitação.
  • De terça-feira a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
  • Sexta-feira das 8h às 17h.
  • Sábado, domingo e feriado das 9h às 17h (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e Semana Santa).

Visitas monitoradas somente mediante agendamento através de telefone e e-mail. Entrada franca e estacionamento gratuito.

Endereço

Avenida Brigadeiro Faria Lima, S/N - Ao lado do Aeroporto de São José dos Campos | Tel: (12) 3947.7844 


5 - Museu de Arte Sacra

Museu de Arte Sacra em São José dos Campos

Instalado na Capela Nossa Senhora Aparecida e inaugurado em 2007, o Museu de Arte Sacra de São José dos Campos possui um acervo composto por imagens, paramentos, objetos litúrgicos, oratórios, livros religiosos, bandeiras de procissão, entre várias outras peças datadas do século XVIII ao XX e confeccionadas por artistas do Vale do Paraíba e região.

Horário de Funcionamento

  • Segunda-feira a sexta-feira das 8h30 às 17h.
  • Sábado das 8h às 12h.

Endereço

Travessa Chico Luiz 67 – Centro


6 - Parque Natural Municipal Augusto Ruschi

Parque Natural Municipal Augusto Ruschi São José dos Campos

O Parque Natural Municipal Augusto Ruschi é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral de São José dos Campos, criada em 17 de setembro de 2010 pela Lei Municipal nº8.195, na área do antigo Horto Florestal, localizado no bairro Santa Cruz da Boa Vista, na zona norte.

O Parque faz parte da APA Federal Mananciais do Rio Paraíba do Sul e representa um dos principais fragmentos florestais do município, com 2 milhões de metros quadrados de mata atlântica preservada onde vivem diversas espécies de animais silvestres entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios, tais como lobo-guará, sagui-da-serra-escuro, jaguatirica, onça-parda, lontra, veado mateiro, serpentes e gavião-pega-macaco, esta última ameaçada de extinção.

As trilhas do Parque Natural apresentam a riqueza da sua flora nativa, com exemplares de cedro-rosa, copaíba, palmeiras diversas, xaxim, canela, goiabeira, ingá-do-mato, taquara, embaúva, virola, capororoca, angico, entre outras.

O Parque Natural Augusto Ruschi também abriga uma importante parte da história do município.

Sua principal trilha leva a antiga caixa d’água que funcionava como reservatório de captação e distribuição de água para São José dos Campos.

Horário de Funcionamento

  • Agendamento de visita monitorada (12) 3909-4512

Endereço

Estrada Municipal Antônio Ferreira da Silva, 1000 (antiga Estrada do Costinha) - Santa Cruz da Boa Vista - Zona Norte


7 - Antiga Câmara Municipal - Museu Municipal

Museu Municipal de São José dos Campos

O preservado edifício que hoje abriga o Museu Municipal foi originalmente concebido por Maurício Herro para abrigar a Câmara Municipal.

A obra foi executada sob a direção de Abraão Leite e concluída em 1926. Porém, primeiramente, ele abrigou uma escola pública entre o fim da década de 1920 até 1970.

O Museu conta com a exposição de longa duração de obras do acervo público, objetos da coleção de artes visuais, coleção da Tecelagem Parahyba e a coleção de cerâmicas Weiss.

A maior parte do acervo do Museu Municipal compõe-se de objetos que se acumularam e foram adquiridos em decorrência de ações promovidas pelo próprio Poder Público, tais como a organização de salões e mostras de artes visuais e a realização de investigações atendendo às necessidades postas pelos processos de preservação junto ao COMPHAC.

Outros conjuntos de objetos formaram-se por meio de ações de coleta desenvolvidas por pesquisadores vinculados à própria Fundação Cultural Cassiano Ricardo, principalmente nas áreas da cultura popular e da arte sacra.

E, por fim, conjuntos menores de objetos foram recebidos por meio de doações.

Horário de Funcionamento

  • Terça-feira a sexta-feira das 9h às 19h
  • Sábado das 9h às 15h

Endereço

Praça Afonso Pena, 29 - Centro


8 - Museu do Folclore

Museu do Folclore - São José dos Campos

O Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço cultural da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) que funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), mediante convênio firmado entre as partes.

A visita à exposição permanente, brinquedoteca e biblioteca do Museu do Folclore de São José dos Campos é gratuita e pode ser feita de forma espontânea (individual ou em grupos) e agendada (grupos especiais, alunos, terceira idade e outros).

No atendimento, os educadores do museu utilizam o conceito de mediação, que visa estabelecer uma relação entre a percepção imediata que o visitante tem da exposição e suas referências pessoais, traços culturais e experiências de vida.

O agendamento pode ser feito pelo telefone 3924-7318 ou pessoalmente, na secretaria do museu.


Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.


Horário de Funcionamento

EXPOSIÇÃO PERMANENTE

  • Terça-feira a sexta-feira e feriado das 9h às 17h (visitas espontâneas e agendadas)
  • Sábado e domingos das 14h às 17h (visitas espontâneas)

BIBLIOTECA E BRINQUEDOTECA

  • Segunda-feira a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 12h30 às 17h (visitas espontâneas e agendadas)
  • Sábado e domingos fechado

Endereço

Dentro do Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Parque da Cidade) - Bairro Santana


9 - Parque Alberto Simões

Parque Alberto Simões - São José dos Campos - Foto: Claudio VieiraFoto: Claudio Vieira

O Parque Alberto Simões oferece à população espaço de convivência, lazer e prática desportiva.

Instalado em área remanescente da antiga Fazenda Boa Vista, o local tem equipamentos para a prática de esportes radicais (três torres de tirolesa, paredão de escalada e estrutura para arborismo), pista para skate e BMX street, além de circuito para caminhada e playground para crianças.

A unidade conta também com uma academia ao ar livre para adultos, com 10 aparelhos, e outra destinada às crianças.

O Parque Alberto Simões tem a vigilância da Guarda Civil Municipal e promove atividades esportivas.

Horário de Funcionamento

  • Terça-feira a domingo das 6h às 20h
  • Sábado, domingo e feriado das 10h às 17h

Os espaços para a prática da tirolesa, arborismo e escalada funcionam somente nos finais de semana e feriados.

Atenção! Antes de utilizar os aparelhos, é necessário preencher uma ficha e pegar senha, que pode ter a distribuição encerrada devido ao tempo de fila.

Endereço

Avenida Pico das Agulhas Negras, 112 - Altos de Santana


10 - Mirante do Banhado

Mirante do Banhado - São José dos Campos - Foto: Claudio VieiraFoto: Claudio Vieira

Considerado o principal cartão postal de São José dos Campos, sua extensa área verde de beleza singular e um grande atrativo ao pôr-do-sol.

A região do Banhado extende-se por toda a Avenida Anchieta e tem, do lado direito, bares, restaurantes, etc, e à esquerda, o visual todo do banhado, área mais baixa que pode ser avistada de qualquer lugar da avenida e que ao longe possui ainda a beleza das montanhas.

Ao amanhecer, contempla-se o nascer do sol como um encantamento, e ao final de tarde, o por-do-sol de beleza igual!

O Mirante do Banhado foi construído como um deque de madeira, localizado quase na metade da avenida, onde ciclistas, pedestres e apreciadores podem parar e observar toda a área.

Não é tão grande, mas noivos tiram fotos por alí, e à noite os jovens praticamente ocupam toda a avenida, incluindo o mirante.

A visita é mais bonita à tarde, 17h30 é quando o sol começa a descer!

O nome Banhado deve-se aos antigos moradores de São José dos Campos, nos períodos de cheias do Rio Paraíba do Sul, principalmente durante o verão, o local ficava completamente inundado, ou seja, “banhado” de água, e era chamado de “mar joseense”.

Endereço

Avenida Anchieta - Centro


11 - Dica extra: Distrito de São Francisco Xavier

Vista da Serra da Mantiqueira - Cabana Chapéu de Palha - SFXVista da Serra da Mantiqueira - Cabana Chapéu de Palha - São Francisco Xavier

São Francisco Xavier, carinhosamente chamada de São Chico, fica localizada ao norte de São José dos Campos, em meio à Serra da Mantiqueira, e é onde estão as principais atrações naturais da cidade, como o Pico do Selado, o Pico do Focinho D’Anta, a Pedra da Onça e a Pedra Redonda.

Veja também: onde ficar em São Francisco Xavier

O Distrito fica a 55 km de São José dos Campos e pelo você vai se encantar com as belezas naturais e visuais da Serra da Mantiqueira.

No cenário pacato e deslumbrante, o povo de São Francisco Xavier mantém tradições que atraem os turistas, como artesanatos e festas religiosas. Para os fãs de caminhada e mountain bike, o distrito possui diversas trilhas.


E aí, gostou de conhecer um pouquinho dos principais pontos turísticos de São José dos Campos? Agora é só arrumar um tempinho e ir visitar, pessoalmente, cada um deles.

Se você gostou, compartilhe este post nas redes sociais e ajude-nos a levar o Vale do Paraíba a todas as pessoas. Incentive o turismo na sua região!

Foto de capa:  https://www.sjc.sp.gov.br/servicos/inovacao-e-desenvolvimento-economico/turismo/parques-municipais

Tags: lugares para viajar sjcsp sjc são paulo são jose dos campos sp lugares para conhecer em sjc são josé dos campos vale do paraíba lugares para conhecer vale do paraiba o que fazer em sao jose dos campos o que fazer em são josé dos campos


Sobre o autor

Meu nome é Rogério Golob, sou criador do site Guia Vale do Paraíba. Sou apaixonado por natureza, fotografia e vídeos, e gosto de compartilhar minhas experiências e dicas dos lugares que visito. Minha missão com este projeto é inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares da região.


11 comentários

Foto do perfil de marie liese marie liesecomentou em Junho de 2022

Boa tarde a todos , estou querendo fazer uma viagem para alunos do ensino medio, vou levá-los no INPE no período da tarde , mas preciso de idéia para o período da manhã e também preciso de um restaurante para almoço.
Álguem poderia me ajudar?


Responder

Foto do perfil de Rogério Rogériocomentou em Junho de 2022

Boa tarde, Marie liese, além do INPE, tente agendar uma visita ao Museu Aeroespacial Brasileiro. Dentro do DCTA tem alguns restaurantes/lanchonetes, mas precisa verificar a possibilidade de acessá-los.

Foto do perfil de Gi Gicomentou em Maio de 2022

Muito bom conteúdo !
Parabéns!


Responder

Foto do perfil de Rogério Rogériocomentou em Maio de 2022

Obrigado, Gi!

Foto do perfil de Bôsco Freire Bôsco Freirecomentou em Abril de 2022

Passei 36h em SJCampos e seu site me guiou para os melhores pontos da Cidade.
Linda cidade que preserva o verde através dos Parques. Sou de Natal RN. Obrigado Rogério.


Responder

Foto do perfil de Rogério Rogériocomentou em Maio de 2022

Valeu, Bosco Freire! Fico feliz que meu conteúdo te ajudou durante sua estadia na cidade!

Foto do perfil de PAULO MADEIRA DE CARVALHO PAULO MADEIRA DE CARVALHOcomentou em Abril de 2022

Bom dia
Você poderia me ajudar sobre como conseguir visitar a Fazenda Guirra? Já estive lá há mais de 15 anos e gostaria de voltar com minha mulher que coordena um Instituto de Sustentabilidade de uma mineradora.
obrigado
Paulo Madeira de Carvalho (11 ****4-3*** com waspp)


Responder

Foto do perfil de Elaine Elainecomentou em Setembro de 2021

Muito bom. Em breve passarei alguns dias na cidade. As dicas de passeios com horário de funcionamento me ajudarão a organizar melhor o roteiro.


Responder

Foto do perfil de Rogério Rogériocomentou em Setembro de 2021

ótimo, vale a pena conhecer SJC! Ah ,e tem a área rural, também, no distrito de São Francisco Xavier.

Foto do perfil de Rogério Rogériocomentou em Junho de 2021

Simplesmente, a melhor cidade para morar do Vale do Paraíba.


Responder

Foto do perfil de Renata Renatacomentou em Novembro de 2021

Vc mora em São José dos Campos?
Se mora, sabe me dizer ,se aí tem bastante empresas ?

Escreva seu comentário

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.


Onde ficar em São José dos Campos

Encontre hospedagens com ótimas avaliações e para o seu tipo de viagem.


Ibis São José dos Campos Dutra em São José dos Campos

Ibis São José dos Campos Dutra

São José dos Campos, SP
Novotel São José dos Campos em São José dos Campos

Novotel São José dos Campos

São José dos Campos, SP
Pousada Teto do Cafundó em São José dos Campos

Pousada Teto do Cafundó

São José dos Campos, SP

Ver mais hospedagens

Local guide

Explore São José dos Campos com um guia local

Atividades oferecidas por pessoas dispostas a mostrar as comunidades locais e lugares incomuns, muito além dos passeios tradicionais.


Adriano Reis: guia local de Guaratinguetá/SP

Adriano Reis

Guaratinguetá/SP

Reservar

Barbara Lino: guia local de Guaratinguetá/SP

Barbara Lino

Guaratinguetá/SP

Reservar

dellapena: guia local de Cachoeira Paulista/SP

dellapena

Cachoeira Paulista/SP

Reservar


Ver mais guias

Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão. E de graça!