Carregando...

Ubatuba: 10 melhores praias para ir com crianças

Essa lista com as 10 melhores praias de Ubatuba para ir com a família é baseada em nossa experiência pessoal e em pesquisas com turistas e viajantes que frequentam as praias de Ubatuba em busca de suas merecidas férias ou apenas para aproveitar os finais de semana na beira do mar.

  • Publicado em
  • 0 comentário
  • 15 min. de leitura

Ubatuba

Itamambuca Eco Resort

  • Cancelamento grátis
Reserve na Booking.com

Pensando em viajar para Ubatuba?

Encontre o seu hotel ideal pra ficar!

Booking.com

Ubatuba: 10 melhores praias para ir com crianças

De longe, Ubatuba é o destino de praia mais disputado durante o verão no Litoral Norte de São Paulo.

Nessa época, muitas famílias viajam para aquelas merecidas férias na beira do mar, ou apenas aproveitam os finais de semana de sol e calor para levar a criançada para se divertir nas belas praias da região.

Até parece clichê, mas Ubatuba é um desses destinos que você vai pela primeira vez e quer voltar sempre.

No entanto, suas mais de 100 praias paradisíacas - uma mais bela do que a outra - complicam nossa busca pela melhor praia para ir com a família.

Veja também: 17 maravilhosas praias desertas e isoladas em Ubatuba

E se você vai à praia com crianças pequenas, o negócio fica mais difícil ainda, pois é importante prestar atenção na infraestrutura do local, pontos de apoio médico e proximidade com o local onde você está hospedado. Sobretudo, e não menos importante, a qualidade da água do mar e a intensidade da maré e das ondas devem ser observadas para que o banho de mar se torne agradável e divertido para toda a família.

Mas e aí, já programou aquelas férias de verão em família? Ou você é do tipo que prefere viajar só aos finais de semana?

Independentemente de qual seja o seu perfil de viajante, nossas sugestões com as melhores praias para ir com crianças em Ubatuba serão muito úteis pra você.

Veja também: 5 melhores praias de Ubatuba pra curtir em um fim de semana

Para ajudar na programação da sua viagem em família para este destino incrível, montamos essa lista com as 10 melhores praias de Ubatuba para ir com a família, baseada em nossa experiência pessoal e em pesquisas com turistas e viajantes que frequentam as praias de Ubatuba.

Aqui você vai encontrar praias com boa infraestrutura comercial, com hotéis e pousadas para se hospedar, aquelas com mar calmo que mais parece uma piscina ou com ondas para a criançada brincar.

Veja também: 16 melhores hotéis e pousadas pé na areia em Ubatuba

Salve este artigo nos seus favoritos para consultar quando estiver em Ubatuba!

1. Praia da Maranduba

Toboagua na Praia da Maranduba em Ubatuba

A Praia da Maranduba fica a 30 Km ao sul, a partir do centro, próxima à divisa com Caraguatatuba, e seu acesso é fácil pela Rodovia Rio-Santos.

É uma praia muito movimentada, mar calmo e com extensa faixa de areia que, junto com a Praia da Lagoinha e Praia do Sapê, formam uma orla de 7 Km de extensão com larga faixa de areia.

Vista faixa de areia praia da maranduba

Com boa infraestrutura turística, na Maranduba você encontra pousadas para se hospedar, bares, quiosques, restaurantes e duchas para banho, estacionamento para carros, além de muitas atividades para fazer, como: escorregar no grande toboágua que fica no mar, alugar pranchas de stand up paddle, banana boat ou jogar bola.

Você também pode aproveitar e conhecer as Ruínas da Lagoinha e o Castelo dos Arautos. Além disso, um passeio imperdível e que nós recomendamos é o passeio de escuna que te leva para a belíssima e quase deserta Praia do Bonete.

2. Praia da Lagoinha

Vista da faixa de areia Praia da Lagoinha Ubatuba

A Praia da Lagoinha fica a 24 Km ao sul, a partir do centro, e é vizinha da Praia da Maranduba.

Diferente da sua vizinha, esta não é uma praia muito movimentada e, como o próprio nome sugere, possui um mar de águas calmas e cristalinas, sendo uma ótima sugestão para quem procura uma praia mais tranquila e menos preocupação com as crianças pequenas, sobretudo, na alta temporada.

A Praia da Lagoinha é tipicamente residencial com quase nenhuma infraestrutura turística, possuindo apenas um quiosque na areia, pouco comércio e algumas pouquíssimas opções de hospedagem. No entanto, você pode se beneficiar da infraestrutura de sua vizinha, a Maranduba, que conta com bares, quiosques, restaurantes, farmácias, padarias e mercados.

É uma boa praia para praticar mergulho com snorkel (no seu canto esquerdo, depois do rio), além dos passeios já mencionados na Praia da Maranduba.

3. Praia do Lázaro

Quiosque na Praia do Lazaro

A Praia do Lázaro fica a 15 km ao sul do centro e é uma das praias mais movimentadas de Ubatuba, principalmente, durante a alta temporada.

Ambiente acolhedor e familiar, a linda praia de mar calmo oferece quiosques com banheiros e mesas com guarda sol para clientes.

A prática de stand up paddle e o banana boat estão entre as atividades preferidas pelos turistas da Praia do Lázaro.

Canto direito piscina na Praia do Lazaro

Outra atividade comum, é ir até a praia mais próxima à pé, a famosa Praia da Sununga, que apesar de ser uma praia de tombo, com ondas fortes, sua beleza encanta e rende belíssimas fotos. Aproveite, também, para conhecer a lenda da Gruta que Chora, localizada no lado esquerdo da praia.

Outra vizinha que fica próxima e é ótima para famílias é a Praia Domingas Dias, porém, esta carece de infraestrutura turística.

4. Praia da Enseada

Orla Praia da Enseada Ubatuba

A Praia da Enseada é uma bela praia de extensa faixa de areia fofa e com pouquíssimas ondas, localizada a 10 Km ao sul do centro de Ubatuba.

Um bom lugar para passar o dia com a família e garantir um mergulho refrescante nas águas calmas e cristalinas, sem se preocupar muito com as crianças pequenas.

Sua ótima estrutura comercial e turística com bares de praia por toda sua orla, atrai bastante turistas, principalmente, durante a alta temporada.

Mar da Praia da Enseada Ubatuba

Uma dica é aproveitar e dar um dar um pulinho até a Praia da Santa Rita, bem próxima à Enseada.

A partir da Praia da Enseada saem passeios de barcos para a Ilha Anchieta, outro atrativo bastante concorrido entre os turistas.

5. Praia das Toninhas

Vista do Alto da Praia das TOninhas

A Praia das Toninhas fica a 8 Km ao sul a partir do centro e é, sem dúvida, uma das melhores opções para famílias que buscam uma linda praia, ótima infraestrutura turística, conforto e muitas comodidades.

Sua extensa faixa de areia e águas tranquilas com ondas suaves a colocam na posição de ótima praia para passar o dia com a criançada.

Areia branca da Praia das Toninhas

Na Praia das Toninhas é comum ver pessoas praticando esportes, stand up paddle ou curtindo um passeio na banana boat.

6. Praia do Tenório

Montanhas ao fundo Praia do Tenório

A Praia do Tenório é uma praia mais urbana com acesso à pé, passando por dentro de condomínio residencial.

Localizada a apenas 4,5Km mais ao sul da região central da cidade, também oferece um ambiente bastante familiar com ótima infraestrutura.

É uma praia com boas ondas, ótimo pra quem gosta de praticar bodyboard ou então "pegar um jacaré". Além disso, os quiosques espalhados por sua orla disponibilizam mesas, cadeiras, guarda-sol e banheiro para seus clientes.

Faixa de areia da Praia do Tenório

Já que está próxima ao centro da cidade, na Praia do Tenório você tem a sua disposição: restaurantes, sorveterias, lojinhas e pode, ainda, aproveitar para visitar outras atrações como o Aquário de Ubatuba, o Projeto Tama Ubatuba e a Rua Guarani.

7. Praia do Perequê Açú

Praia Perequê Açú sem ondas

A Praia do Perequê Açú também fica mais na região central da cidade, a 2,6Km do centro de Ubatuba.

É uma praia de mar calmo com ondas suaves mas que permite às crianças a prática de bodyboard ou "pegar um jacaré".

Na praia do Perequê Açú você vai encontrar bons quiosques e bares de praia espalhados por toda sua orla e ainda vai poder relaxar sob a sombra de uma árvore ou tomar um banho de sol ou fazer revigorantes caminhadas pela praia.

Mesas e cadeiras Praia Perequê Açú

Assim como a Praia do Tenório, a praia do Perequê Açú fica muito próxima ao centro, propiciando passeios com a família para fazer compras, comer em restaurantes, ir até a Feirinha de Artesanato, fotografar no Farol e conhecer outros atrativos como o Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar.

8. Praia de Itamambuca

Vista aérea da Praia de Itamambuca

A Praia de Itamambuca é, simplesmente, espetacular!

Localizada a 13 Km ao norte a partir do centro, é uma praia com extensa faixa de areias brancas, ondas fortes e cercada pela natureza, perfeita para a prática do surfe ou simplesmente relaxar com o barulho das ondas quebrando.

No caso de você ir com crianças pequenas, uma opção é levá-las para se refrescarem no Rio Itamambuca que desemboca no mar.

Rio Itamambuca encontro com o mar

Mas se a criançada já não é mais tão criança assim, essa é a praia para quem gosta de surfar ou quer aprender a surfar. 

Não é exagero, no canto direito da praia, você encontra diversas barracas que alugam pranchas e de escolas de surfe que dão aula no dia já prometendo que você vai surfar logo na primeira aula.

Na Praia de Itamambuca, você encontra diversos quiosques pela orla, além de alguns vendedores ambulantes vendendo sorvetes, milho e água de coco.

Vendedor ambulante Praia de Itamambuca

O único e maior problema, por enquanto, é que a estrada que dá acesso à praia não é asfaltada, e em determinadas épocas, ficam muito ruim transitar por ela.

Veja como chegar na Praia de Itamambuca


Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.


9. Praia do Félix

Areias brancas da Praia do Félix

A Praia do Félix é uma linda praia totalmente cercada pela natureza e fica a 16Km ao norte a partir do centro de Ubatuba.

Seu acesso se dá por via secundária, passando por dentro de um condomínio residencial.

É uma praia com ótima infraestrutura, com diversos quiosques e bares de praia por toda a sua orla, além de diversos vendedores ambulantes vendendo sorvetes, coco, milho, raspadinha, e muitas outras opções para você e sua família aproveitarem o dia todo.

Faixa de areia da Praia do Félix

Entre as atividades preferidas pelos turistas estão: o passeio na banana boat e a trilha, pelas pedras, para acessar a menor praia de Ubatuba, a Praia do Português.

Muita atenção ao atravessar a trilha. A pedras são muito escorregadias e, de maneira alguma, faça isso com a maré alta. Crianças não devem fazer essa trilha, por questões de segurança.

Vista da Praia do Português Ubatuba

O que faz as pessoas adorarem ainda mais a Praia do Félix é que ela pode ser curtida tanto por quem surfa quanto por quem gosta do mar mais calmo, bom para para crianças.

Se por um lado, no canto esquerdo, você tem um mar de tombo com ondas fortes, próprias para o surfe. Do outro, no canto direito, o mar é bem mais calmo, perfeito para relaxar com a família e brincar com as crianças.

10. Praia da Almada

Casal sentado na praia da almada fim de tarde

A Praia da Almada é uma excelente sugestão pra você que está procurando por uma praia mais afastada do centro e que te ofereça a paz de estar próximo a natureza.

Localizada a cerca de 38km ao norte, a partir do centro, o acesso se dá por via secundária que sai da rodovia Rio-Santos, assim que passar a Praia do Ubatumirim a estrada tem uma subida um pouco mais íngreme, e no final desta você verá a placa de acesso à Almada. 

Essa é a praia pra deixar você despreocupado enquanto as crianças brincam na areia e você dá aquela tostada num banho de sol revigorante.

Areias da Praia da Almada

O mar calmo, como uma piscina, é um convite para a prática de stand up paddle ou de um mergulho com snorkel.

Sobretudo, a praia oferece boa infraestrutura com algumas opções de bares de praia bem famosos, que oferecem deliciosas porções, pratos e bebidas.

Por do sol na Praia da Almada

A partir da Praia da Almada, você também pode conhecer a Praia do Engenho, vizinha à esquerda, acessada por uma escadaria.

11. #Bônus :)

Gostou das 10 sugestões de praias para ir com a família?

Mas o que fazer depois de um dia inteiro na praia? 

Bom, pra começar, nossa sugestão é visitar O Aquário de Ubatuba, com diversas espécies de animais marinhos que deixam os visitantes curiosos e mantém a criançada entretida.

Tubarão no Aquário de Ubatuba

Essa é uma ótima oportunidade de conhecer a vida marinha, ter um maior contato com os animais e apoiar um projeto que ajuda na preservação dos ambientes costeiros e marinhos através da educação ambiental e da pesquisa aplicada.

Praça da Baleia Ubatuba

Outra opção de passeio é Praça da Baleia, que fica bem ao lado do aquário e, também, é mantida pelo próprio Aquário de Ubatuba. No local, há uma ossada real de uma baleia que ficou encalhada em uma das prais de Ubatuba. Vale a pena passar por lá e tirar uma foto.

Um outro passeio que não pode faltar é na charmosa Rua Guarani, onde você encontra lojas de roupas, artesanato, sorveterias, lanchonetes, bares e restaurantes, tudo num único lugar, com diversas opções do que fazer e comer.

Rua Guarani Ubatuba

Se você é daqueles que não resiste a uma lembrancinha por onde passa, não deixe de passear pela Feirinha de Artesanato, próxima ao Pier do Farol. Ah, aproveite para fazer algumas fotos no Pier do Farol, também.

Vista do Farol do Cruzeiro em Ubatuba

Uma ótima opção de passeio ao entardecer é caminhar pelo calçadão curtindo a maravilhosa vista da baía, ou ainda, pedalar por toda a ciclovia do calçadão do Iperoig.

Também, não deixe de visitar o Projeto Tamar, que explica a importância da preservação das tartarugas marinhas. Lá, as crianças vão aprender um pouco mais sobre a espécie e ainda poderão observar e alimentar os animais.

Tartarugas nadando Projeto Tamar

E você, conhece alguma outra praia interessante para ir com crianças em Ubatuba?

Deixe seu comentário no final da página, nós queremos saber como foi sua experiência nesses lugares.

Até logo!

Tags: melhores praias para ir com a familia melhores praias para viajar com a familia melhores praias para crianças praia para ir com criancas praia boa para crianças


Sobre o autor

Meu nome é Rogério Golob, sou criador do site Guia Vale do Paraíba. Sou apaixonado por natureza, fotografia e vídeos, e gosto de compartilhar minhas experiências e dicas dos lugares que visito. Minha missão com este projeto é inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares da região.


Comentários

Seja o primeiro a comentar...

Escreva seu comentário

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.


Onde ficar em Ubatuba

Encontre hospedagens com ótimas avaliações e para o seu tipo de viagem.


Hotel Village Enseada em Ubatuba

Hotel Village Enseada

Ubatuba, SP
Itamambuca Eco Resort em Ubatuba

Itamambuca Eco Resort

Ubatuba, SP
Pousada do Sol em Ubatuba

Pousada do Sol

Ubatuba, SP
Pousada Kaliman em Ubatuba

Pousada Kaliman

Ubatuba, SP

Ver mais hospedagens

Local guide

Explore Ubatuba com um guia local

Atividades oferecidas por pessoas dispostas a mostrar as comunidades locais e lugares incomuns, muito além dos passeios tradicionais.


Adriano Reis: guia local de Guaratinguetá/SP

Adriano Reis

Guaratinguetá/SP

Reservar

Barbara Lino: guia local de Guaratinguetá/SP

Barbara Lino

Guaratinguetá/SP

Reservar

Gabi: guia local de Taubaté/SP

Gabi

Taubaté/SP

Reservar


Ver mais guias

Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão. E de graça!