Carregando...

Parques Ecológicos em Lorena são ótimas opções de passeio para o fim de semana

Parques ecológicos de Lorena atraem cada vez mais moradores e turistas para contemplação da natureza, prática de atividades físicas, educação e lazer.

  • Publicado em
  • 0 comentário
  • 10 min. de leitura

Lorena

Summit Dom Apart Hotel

  • Cancelamento grátis
  • Pague na acomodação
Reserve na Booking.com

Pensando em viajar para Lorena?

Encontre o seu hotel ideal pra ficar!

Booking.com

Parques Ecológicos em Lorena são ótimas opções de passeio para o fim de semana

Lorena está localizada a 180 Km de São Paulo e 220 Km do Rio de Janeiro e, atualmente, é uma das 11 cidades do Vale do Paraíba integrantes da Rota Turística da Fé.

Além da sua vocação para a Fé, com templos e igrejas centenárias, Lorena também oferece ótimas opções de parques ecológicos para prática de atividades físicas ou descanso e lazer com a família e amigos.

Se você é amante da natureza ou está sempre a procura por opções de lazer para a família aos finais de semana, que tal programar uma visitinha nos parques ecológicos de Lorena?

Já compartilha esse artigo aí com aquela pessoa que vai curtir essas dicas. Bora lá!?

Parque Ecológico do Mondesir

O primeiro da nossa lista de parque ecológicos em Lorena é o Parque Ecológico do Mondesir.

Parque Ecológico do Mondesir: Quadra de vôlei de areia ao fundo e academia ao ar livre no primeiro plano
Quadra de vôlei de areia ao fundo e academia ao ar livre no primeiro plano.

Ótimo para lazer e descanso, o Parque do Mondesir possui um grande lago natural, onde você pode observar algumas belas aves e pássaros sobrevoando as àguas em busca de alimento. Além disso, as sombras das árvores são um convite para relaxar e observar toda essa linda natureza, bater um papo com os amigos, fazer um pequenique, um ensaio fotográfico, ler um livro ou deixar a criançada se divertir.

Parque Ecológico do Mondesir: Grande área verde com lago
Grande área verde com lago ao fundo

Outro ponto de destaque é a infraestrutura, o Parque Ecológico do Mondesir oferece uma boa infraestrutura com banheiros masculino e feminino, ponto de água potável, quadra de volei de areia com iluminação, playground infantil, pista de caminhada, academia ao ar livre, lixeiras de coleta seletiva, bancos espalhados por todo o parque e mesas de madeira, que foram fabricadas aproveitando a madeira de algumas árvores que haviam caído dentro do parque, durante os longos anos em que ficou fechado para o público.

Parque Ecológico do Mondesir: Playground infantil
A criançada se diverte no playground infantil

Aos finais de semana, o Parque Ecológico do Mondesir tem sido o ponto de encontro de muitas famílias e amigos que se reúnem para uma partida de volei, ensaios fotográficos, confraternizações, jogar futebol, soltar pipa e muito mais.

Horário de funcionamento

Todos os dias das 07h às 18h.

Mais informações, ligue na Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (12) 3157-2619

Localização

Rua Jornalista Araken Aquino, no bairro Parque Mondesir. Abrir no Google Maps

Parque Águas do Barão

Seguindo a lista de parques ecológicos em lorena, o Parque Águas do Barão é um tradicional local de convívio familiar que oferece também uma boa infraestrutura com playground para as crianças, pista de caminhada com 580m de extensão, academia ao ar livre com 11 aparelhos e quatro quiosques para reunir a família.

 Parque Águas do Barão
Parque Águas do Barão: espaço arborizado com bancos para sentar | Foto: Prefeitura de Lorena

No Parque Águas do Barão você encontra espaço para relaxar na sombra de uma árvore, ler um livro ou, ainda, levar a criançada para brincar no parquinho infantil. Além disso, o local também possui banheiros masculinos e femininos adaptados para pessoas com necessidades especiais e pontos de acesso a água potável. Além disso, no parque acontecem eventos e missas durante a semana e finais de semana.

Parque Águas do Barão: área de playground infantil
Parque Águas do Barão: área do playground infantil | Foto: Prefeitura de Lorena

O local também abriga a pitoresca Capela de Santa Terezinha, onde acontece a tradicional Festa de Santa Terezinha, anualmente no mês de setembro.

Horário de funcionamento

Todos os dias das 07h às 18h.

Mais informações, ligue na Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (12) 3157-2619

Localização

Estrada Municipal Santa Teresinha, 907, no bairro Cidade Industrial. Abrir no Google Maps

Parque Ecológico do Taboão 

Não poderia faltar na nossa lista de parque ecológicos em Lorena, o Parque Ecológico do Taboão.

Parque Ecológico do Taboão: vista da casa sede
Parque Ecológico do Taboão: Casa sede onde funciona a sala destinada à educação ambiental, biblioteca com acervo ambiental, museu de história, e banheiros masculino e feminino.

Sem dúvida, um dos lugares mais encantadores para quem busca lazer, praticar atividades físicas ou, simplesmente, contemplar a natureza.

Localizado na Barragem de Regularização do Ribeirão Taboão, o Parque Ecológico do Taboão é bastante frequentado aos finais de semana por ciclistas e motociclistas, além de pessoas caminhando por diversas trilhas.

O parque também recebe excursões e grupos escolares para atividades pedagógicas, mas é necessário fazer o prévio agendamento na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (12) 3157-2619.

A infraestrutura do parque é simples, contendo uma casa sede, onde se encontra uma sala destinada à educação ambiental, biblioteca com acervo ambiental, museu de história, banheiros masculino e feminino, e pontos de água para beber.

Parque Ecológico do Taboão: Playground infantil
Parque Ecológico do Taboão: Playground infantil

Na área externa, você tem espaços arborizados para descanso e recreação, playground infantil, mesas para alimentação, um mirante para a contemplação da natureza, cujo acesso se dá por um trilha de escada, e um balanço para curtir o visual e arrasar nas fotos.

Um ponto importante é levar comida e água se for passar algumas horas lá no parque, pois ainda não há nenhum serviço de alimentação disponível no local.

Salientando que, no parque do taboão, é proibido acampar, caçar, pescar, nadar, escalar, acender fogueiras, som alto e alimentar animais silvestres.

Parque Ecológico do Taboão: represa da barragem do ribeirão do taboão
Parque Ecológico do Taboão: represa da barragem do ribeirão do taboão


Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.


Outro ponto de destaque da criação do Parque do Taboão é que se tornou um centro de referência na área de pesquisa ambiental e lazer do Estado de São Paulo, que prioriza a preservação da mata, realizando o plantio de árvores nativas da região, dentre elas várias espécies frutíferas, que são plantadas nas matas ciliares para consumo da ave e fauna local, e árvores adequadas para plantio em áreas urbanas. Em uma área de 276m², são cultivadas mudas, com a expectativa de produção de 100 mil unidades por ano.

Horário de funcionamento

Terça-feira a domingo das 9h às 16h.

Mais informações, ligue na Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (12) 3157-2619

Localização

Estrada Vicinal Chiquito de Aquino, no bairro Santa Lucrécia. Abrir no Google Maps

FLONA - Floresta Nacional de Lorena

O último parque ecológico da nossa lista é a Floresta Nacional de Lorena, que está inserida no bioma Mata Atlântica e reúne a maior e mais diversificada floresta de Mata Atlântica na vasta planície do descaracterizado Vale do Paraíba, sendo um importante banco genético de espécies de árvores e fonte de produção de sementes.

Floresta Nacional de Lorena: Sede administrativa e museu
Floresta Nacional de Lorena: Sede administrativa e museu

FLONA Lorena pode ser visitada o ano todo, todos os dias da semana das 08h às 17h. O acesso é gratuito, bastando apenas fazer um rápido cadastro na portaria.

Estar em contato direto com a natureza em sua forma mais pura e simples é, sem dúvida, o principal atrativo da FLONA, mas você pode combinar isso fazendo uma caminhada e/ou atividade física, andar de bicicleta, observar animais silvestres, fotografar e filmar, fazer piquenique, jogar futebol, orar, meditar, pesquisar e estudar.

Floresta Nacional de Lorena: estradas e trilhas dentro da área de conservação.
Floresta Nacional de Lorena: estradas e trilhas dentro da área de conservação.

FLONA Lorena ainda oferece aos visitantes alguma estrutura para tornar o passeio mais agradável, como:

  • Conjunto de trilhas de cerca de 5Km, não sinalizadas;
  • Área com churrasqueira e diversos quiosques e mesas com bancos para piqueniques próximos;
  • Lago natural de aproximadamente 1 he, com trilha de 500m ao seu redor;
  • Auditório para realização de atividades de educação ambiental com capacidade para 80 pessoas;
  • Ruínas do galpão do aeroporto e aeroclube de Lorena;
  • Campo de futebol em ótimo estado;
  • Capela de São José;

Horário de funcionamento

Todos os dias das 8h às 17h.

Alguns espaços necessitam de agendamento para uso. Ligue: (12) 3157-2449

Localização

Avenida Major Hermenegildo A de Aquino, Parque das Rodovias. Abrir no Google Maps

Conclusão

Lorena tem bons parques ecológicos, com natureza abundante e boa infraestrutura para receber visitantes e turistas.

Como vimos, alguns são mais afastados da cidade como o Parque Ecológico do Taboão e a Floresta Nacional de Lorena, onde recomendo levar água e comida para passar algumas horas. No entanto, temos dois parques localizados dentro de área urbana, como o Parque Águas do Barão e o Parque Ecológico do Mondesir, que possuem acesso mais fácil e não necessitam de muita preparação para visitar.

Se você gostou dessa dica, compartilhe esse conteúdo com seus amigos ou familiares para que eles também adquiram esse conhecimento.

Ah, comenta aí qual desses parques você ainda não conhece e pretende visitar em breve. E se tiver alguma sugestão de passeio, escreva nos comentários logo abaixo. Vou responder a todos.

Um grande abraço e até logo!

Tags: parque em lorena o que fazer em lorena parques ecologicos em lorena parques taboao lorena parque ecologico mondesir lorena parque ecologico aguas do barao floresta nacional lorena


Sobre o autor

Meu nome é Rogério Golob, sou criador do site Guia Vale do Paraíba. Sou apaixonado por natureza, fotografia e vídeos, e gosto de compartilhar minhas experiências e dicas dos lugares que visito. Minha missão com este projeto é inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares da região.


Comentários

Seja o primeiro a comentar...

Escreva seu comentário

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.


Onde ficar em Lorena

Encontre hospedagens com ótimas avaliações e para o seu tipo de viagem.


Summit Dom Apart Hotel em Lorena

Summit Dom Apart Hotel

Lorena, SP

Ver mais hospedagens

Onde comer em Lorena

Lugares imperdíveis para comer, beber e vivenciar ótimas experiências gastronômicas.


Urbano Burger Hamburgueria em Lorena

Urbano Burger Hamburgueria

Lorena, SP

Ver mais restaurantes

Local guide

Explore Lorena com um guia local

Atividades oferecidas por pessoas dispostas a mostrar as comunidades locais e lugares incomuns, muito além dos passeios tradicionais.


Guia Fátima Midões: guia local de Aparecida/SP

Guia Fátima Midões

5,00 (6)

Aparecida/SP

Reservar

Ângela Vezzaro: guia local de Guaratinguetá/SP

Ângela Vezzaro

5,00 (3)

Guaratinguetá/SP

Reservar

Patricia Correia: guia local de Guaratinguetá/SP

Patricia Correia

5,00 (2)

Guaratinguetá/SP

Reservar

Adriano Reis: guia local de Guaratinguetá/SP

Adriano Reis

Guaratinguetá/SP

Reservar

Barbara Lino: guia local de Guaratinguetá/SP

Barbara Lino

Guaratinguetá/SP

Reservar


Ver mais guias

Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão. E de graça!