Carregando...

Voltar

Documento atualizado em 01/02/2023

Este Termo de Conhecimento de Risco se aplica ao Cliente que reserva, pela plataforma do Guia Vale do Paraíba, uma experiência que envolve atividades ou aventuras ao ar livre, em contato com a natureza.

Ao reservar uma experiência, o Cliente declara para os devidos fins:

  1. Ter sido informado que a experiência adquirida pode envolver a prática de atividades ao ar livre, com diferentes níveis de dificuldade, extensão e duração.
  2. Ter conhecimento de que a experiência adquirida será liderado por condutores/guias competentes para tal e com autoridade para tomar decisões, entre elas:
    1. Cancelar a atividade em situações em que a mesma possa colocar em risco a integridade física e a vida dos participantes.
    2. Restringir ou mesmo impedir a permanência de pessoas que possam colocar em risco a integridade física, a vida dos participantes ou dificultar a realização da atividade prevista.
    3. Acionar procedimentos de atendimento a emergências, efetuar suporte básico a vida, determinar procedimentos de remoção e atendimento médico-hospitalar a vítimas durante a atividade.
    4. Restringir ou mesmo impedir a realização da atividade por participante com equipamentos inadequados ou falta deles, de modo que possa comprometer a sua segurança ou a integridade do resto do grupo.
  3. Ter sido informado sobre as características da atividade a ser realizada, bem como, dos riscos a que estará sujeito. Por se tratar de atividade realizada ao ar livre, junto à natureza, estar ciente de que estará exposto a condições climáticas e meteorológicas diversas (sol, chuva, frio, vento, descargas elétricas, granizo, nevoeiros), executando muitas vezes atividades que exigem esforço elevado, algum desconforto físico (ex: hipotermia, hipertermia, insolação, desidratação, hipoglicemia) e psicológico (ex: estresse, ansiedade), em terrenos acidentados, encharcados, íngremes, descampados, com restrição a água, tendo contato com insetos, animais peçonhentos, animais silvestres ou plantas que podem causar reações alérgicas diversas, entre outros.
  4. Entender que os riscos são inerentes às atividades realizadas na natureza, que podem ser evitados, mas nem sempre eliminados e aceitar de livre e espontânea vontade os riscos mencionados acima e, em caso de acidente, autorizar que sejam providenciados transporte e tratamento médico.
  5. Ter consciência de que atos imprudentes, irresponsáveis e a inobservância dos procedimentos definidos para atividades na natureza e às instruções passadas pelos condutores/guias, potencializarão a ocorrência de incidentes e acidentes, podendo causar danos psicológicos, lesões leves e/ou graves, ou até mesmo morte, ao restante do grupo e a terceiros.
  6. Estar consciente de que a atividade a ser realizada acontece em área remota ou de difícil acesso, com restrição ao suporte médico-hospitalar, podendo o mesmo levar horas para ser executado.
  7. Gozar de boa saúde e ter informado por escrito qualquer condição médica que possua diferente da normalidade, bem como, doenças pré-existentes e/ou uso de medicamentos.
  8. Ter sido informado sobre o vestuário adequado a ser utilizado para a respectiva atividade, bem como, equipamentos individuais que ampliarão o conforto e segurança.
  9. Ter conhecimento de que é o único responsável pelos seus pertences pessoais deixados na hospedagem, em restaurantes ou em locais onde a atividade for realizada.
  10. Participar das instruções prévias realizadas pelos condutores/guias antes do início da atividade e sanar todas as dúvidas relacionadas a experiência a ser realizada.